sábado, 8 de outubro de 2016

BIOCO TRADITION - Mais do que uma "Burqa Portuguesa"!

Olá maltinha! Espero que estejam a descansar, porque eu desde que fiz anos entrei numa febre de "ser uma adulta responsável" e não tenho parado deste então. No entanto, esta confusão alterou um pouco os meus planos de curto prazo em relação ao blog. Era para ter publicado ontem, depois hoje, mas à hora normal...estou a publicar agora.

BIOCO TRADITION - Mais do que uma "Butrqa Portuguesa"!

Há cerca de uma semana atrás vi pela primeira um episódio inteiro do Shark Tank. Confesso que tenho os meus problemas com o formato do programa, mas o acho interessante. sobretudo para conhecer novos projetos e tentar pensar como uma empresária/marketeer, algo que adorava ser.

Na semana passada esteve lá uma marca de moda, e apesar de não ter sido apoiada - salvo erro - captou a minha atenção.



A Bioco Tradition é uma empresa de uma mulher nortenha que, ao mudar-se para o Sul, se apaixonou pela cultura e tradições algarvias. Após tomar conhecimento da sua existência e fazer alguma pesquisa, ela decidiu modernizar e fazer renascer o Bioco, um traje feminino tradicional algarvio (acima), que consistia numa capa e um capuz justo, que quando fechado apenas deixava ver os olhos da mulher que o usava.

Este traje já fez correr muita tinta, tanto na altura em que popular - o nosso governo era tão progressista que proibiu a peça porque não gostava que as mulheres se escondessem - como nos nossos dias, em que tem sido apelidado de 'burqa à Portuguesa".


Eu percebo a comparação - confesso que também a fiz quando ouvi falar nisto pela primeira vez - mas acho que dá para perceber pela foto que não estamos a falar da mesma coisa, pelo menos na sua versão moderna.

No fundo,  falamos de capas com um estilo muito próprio, mas perfeitamente usáveis e não de todo inibidoras da liberdade feminina (mesmo as antigas tiveram o efeito contrário).


Mas se os biocos modernos não são mais que capas, então o que é tão especial na Bioco Tradition? Bem, para além de estas capas serem inspiradas neste modelo específico (na verdade eles vendem 3 silhuetas diferentes, eu prefiro o tradicional Bioco Mistério), elas existem em cores sólidas mas também com padrões que contam a história ou ilustram tradições portuguesas, como é o caso das Amendoeiras em Flor.


Todos os padrões são desenhados exclusivamente para as peças da marca e, apesar de o meu preferido ser sem dúvida o amarelo mostarda sólido, acho os padrões bastante elegantes, modernos, jovens e de bom-gosto.


Concordo que há definitivamente espaço para a Bioco Tradition melhorar a sua operação e crescer, mas como apaixonada que sou por capas,  espero que esta marca ainda venha a dar cartas por aí, e quem sabe tirar a imagem da "burca portuguesa" da mente das pessoas!

Já conheciam? Gostam?

xoxo

7 comentários:

  1. gostei bue daquela primeira com print!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eu conhecia essa capa algarvia e a sua história, mas infelizmente está na moda odiar "burkas" ou tudo o que se assemelha a estas. Qualquer dia usar um casaco com capuz vai ser crime. Quanto a essas capas são super giras e espero que façam um enorme sucesso!

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro ver o Shark Tank, tanto o português como o dos EUA. Esse projecto é engraçado, mas acho que as peças são um pouco caras para o mercado português e para o facto da marca ainda não ser conhecida! :)
    Beijinhos

    www.andybefashion.com | Facebook | Instagram | Snapchat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. percebo o teu ponto de vista, mas eu penso (e podes ver no comentário abaixo) que a questão do preço tem muito a ver com a escala do negócio. a Zara vende capas quase tão caras como estas feitas na China em grande escala e com os mesmos materiais...

      pensa nisso!

      xoxo

      Eliminar
  4. Obrigada pelos comentários. O Bioco foi uma peça de libertação da mulher Portuguesa, com muito misticismo. Os poetas falaram do Bioco, como sendo "Um Traje Misterioso e Atraente,.." Todas as capas têm a história com as frases dos poetas gravada no interior das mesmas. As capas são "Hand Made" e grande parte delas com edição limitada. Convido-vos a visitarem o nosso site - www.biocotradition.com Se precisarem de alguma informação podem contactar-me pelo face Bioco Tradition. Obrigada, Lurdes Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muito obrigada por vir ver e comentar, e já agora acrescentar algo à conversa. espero sinceramente que tenha gostado tanto do meu trabalho como eu do seu e da sua equipa =)

      xoxo

      Eliminar