sábado, 7 de abril de 2012

Filme: "In Na Terra de Sangue e Mel" + Swirl Mia Rose

Boa noite...espero que esteja tudo bem. Eu peço desculpa por hoje não ter postado mais, e não ter comentado ninguém ou quase. Hoje foi um dia estranho. Tinha imenso que fazer, mas estava com uma prequiça enorme, o que resultou em não ter feito nem metade e mesmo assim sentir-me cansada, o que é de doidos, mas pronto.

Apesar disso, eu vim fazer este post porque queria muito fazê-lo, e sabia que se não fizesse agora nunca faria, e então aqui estou.

Sim, eu acabei por ir ver "Na Terra de Sangue e Mel". E honestamente acho que fiz uma boa escolha.
O filme +e loooongo. Muito longo, mais de 2h, sem intervalos. E é intenso, muito intenso. Não em termos de ter muita ação ou muito sangue ou  muita guerra em si, mas mais a um nivel emocional. Ele tem bastante violência, sobretudo sexual e psicológica. Daí a classificação de M16.
Acho-o muito realista, muito bem filmado, e acho que a Angelina Jolie soube muito bem escrever o guião e rodar o filme, porque muito do que acontece é inesperado, sobretudo o final.
Acusaram a Angelina de ser anti-sérvia. Não acho. O filme mostra até mais a perspetiva dos sérvios, e os personagens são muito humanos, nós sabemos porque é que eles fazem o que fazem, são eles que nos contam. Pelo contrário não sabemos porque é que os bósnios fazem o que fazem, a maioria do tempo não os vemos, não os acompanhamos. Se o retrato dos sérvios não é simpático, o dos bósnios muçulmanos é quase inexistente. Mas para mostrar tudo era preciso um filme ainda mais longo, a Angelina fez o que tinha a fazer.
O que mais me surpreendeu no filme foi a língua. O filme é quase na integra em sérvio e bósnio, mesmo as informações do ecrã. E eu devo dizer que adoro aquela língua. Eu detetei uma mistura de russo, de alemão e de italiano. E eu já sei que me vão chamar maluca, mas eles em certas palavras até parecia que estavam a falar português.

Resumindo, eu acho que é um filme muito interessante para uma pessoa da minha área, em termos línguisticos, em termos sociológicos, mesmo em termos psicológicos e politicos. Aconselho a quem tem um estomago forte.

Agora, falando de coisas mais alegres, como sabem era o aniversário dos meus pais, por isso fomos jantar fora e depois fui à Olá (dentro do shopping não está frio =P)
Experimentei o novo Swirl Mia Rose. Epah, ele é bom, mas quer dizer...gelado de nata, topping de caramelo, bolacha, raspas de chocolate e nozes...onde é que eu já vi isto???

Fiquem bem, e até amanhã!

xoxo

3 comentários:

  1. ahah sou um pouco exigente, sim! mas é porque gostei muito do livro e preferia ter um final diferente, parecendo que não uma pessoa apega-se... Pronto, enfim! deu-me a maluqueira destes livros agora xD por acaso li em inglês, porque era mais facil arranjar o pdf na net ;)

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi esse filme :b

    ResponderEliminar
  3. I haven't seen the movie yet, maybe even won't - I think I'm too sensitive to all the violence.
    By the way, one of Slovenian actors is in it. ;)
    And I love Serbian and Bosnian language too - and all the south Slavic languages. :) It's very similar to ours, but still has some differences.

    ResponderEliminar