quarta-feira, 24 de agosto de 2016

MATINÉ | A Girl Like Her

Olá maltinha! Espero que estejam bem...não vos censuro se preferirem estar na praia que a ler isto =P No entanto, vi um filme no fim-de-semana que tinha de partilhar convosco.


A Girl Like Her é um filme muito diferente do habitual, e isso percebe-se logo de início, quando abre com imagens gravadas na perspetiva da primeira pessoa. Isto acontece porque, apesar de ser ficção, o filme é gravado como um documentário.

O filme segue sobretudo duas raparigas. A primeira, Jessica, tenta suicidar-se pela ingestão de comprimidos logo no início. A segunda, Avery, é uma rapariga bonita e popular, que em tempos foi amiga de Jessica mas agora goza com ela até ela chegar ao ponto em que a conhecemos.

A tentativa de suicídio de Jessica acontece quando está a ser gravado um documentário sobre a escola, que depressa muda de foco. O que ninguém sabe é que Jessica e o seu melhor amigo estavam  a fazer o seu próprio documentário sobre os abusos de Avery.

É um filme horrível de ver pela maneira como é gravado e montado, o que torna tudo incrivelmente emocional e realista. Mas é um filme importante em vários aspetos - documenta o bullying, a reação dos outros alunos,  dos professores, da direção, dos pais dos agressores e dos agredidos. Isto pode ser controverso, mas também mostra o agressor como uma pessoa real, que também ela tem problemas e razões para ser como é, e que talvez precise mais de ser chamada à realidade e ajudada do que castigada no sentido tradicional.

Confesso que foi um filme que me tocou de uma forma que eu não esperava. Acho que é uma história que é preciso ser contada porque, tal como se diz a certa altura do filme "é preciso entrar na cabeça do agressor para resolver realmente o problema".

O final é um pouco romanceado, e acredito que infelizmente as coisas se resolvam desta forma, mas mesmo assim é um filme que aconselho muito.

xoxo

1 comentário:

  1. Fiquei curiosa com esse filme, pois trata de um tema muito actual!

    Beijinhos

    http://aperfeicaoeummito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar