sábado, 2 de junho de 2018

Drag Makeup e os Gurus do YouTube

Olá maltinha. espero que estejam bem. Eu estou...a sentir-me compelida por uma força maior para vir fazer outra publicação de opinião/desabafo.

Quem passa muito tempo na Internet, e como eu, já o faz há muito tempo, sabe que as opiniões divergentes são o prato do dia. O problema é que online, por alguma razão, as pessoas levam tudo a peito,  a parece que as novas gerações são cada vez mais sensíveis - eu já deveria ter aprendido a minha lição, mas continuo a deixar comentários no YouTube e de quando em vez, lá me meto num diálogo que nunca acaba com pessoas obviamente são demasiado novas para saberem do que estão a falar. 

Não é bem esse o assunto do post de hoje. 


drag makeup
Drag makeup - Imagem @ Google

Passo a explicar. Eu vi um video do James Charles - não é o primeiro - em que uma rapariga cega chamada Molly Burke o maquilha. Eu achei aquilo muito interessante e comentei. Mas cometi o erro de explicar que não sigo o canal e não gosto de ver maquilhagem completa em homens. Uma semana depois começou a festa.

É verdade, eu não gosto de drag makeup nem de Instagram makeup  - deixei de seguir todos os YouTubers que seguem esse estilo, homens ou mulheres. Eu sei que muitos homens usam maquilhagem para TV, efeitos especiais e para o dia-a-dia, mas não estão a tentar ser mulheres ou parecer mulheres, isso é diferente. Eu tenho direito à minha opinião e tudo bem que a minha vida era mais fácil se ficasse calada, mas já está no mundo da Internet.

A questão torna-se tola quando alguém me pergunta "E se tivesse sido sempre normal os homens usarem maquilhagem, pensavas o mesmo?". Obviamente esta pessoa faltou às aulas de história na escola.


drag makeup
Imagem @ Google

Os homens sempre usaram maquilhagem, Os Faraós e guerreiros egípcios são sempre retratados com pinturas tão ou mais vistosas que as das mulheres na cara - elas eram usadas como sinais de estatuto, de riqueza e aproximação aos Deuses. Os actores gregos e romanos pintavam a cara para interpretar mulheres nas peças de teatro porque elas não eram autorizadas a participar. 

O que é que isto nos diz? Que houve um tempo em que os homens usavam até a maquilhagem para subjugar as mulheres. E já agora, se tiverem faltado a essa aula de história também - os homens da Roma Antiga eram predominantemente homossexuais porque viam as mulheres como seres inferiores - não é por isso que causa menos estranheza hoje em dia.


drag makeup
Imagem @ Google

Isto para dizer que os homens provavelmente só deixaram de usar maquilhagem no dia-a-dia - e perucas, já agora - há um pouco mais de um século atrás, quando surgiu a ideia da masculinidade, e quando se tornou aceitável um homem ter as suas feições normais, pêlos, etc. Eu aceito isso, da mesma forma que aceito - embora não tenha de o aceitar - que há homens que se sentem mais seguros se usarem base e preencherem as sobrancelhas, ainda hoje. 

Eu acredito que existe um local e uma situação adequada para os homens e mulheres usarem maquilhagem que basicamente só faz sentido na Broadway ou em Las Vegas. Eu quando comecei a fazer maquilhagem em mim experimentei fazer algo desse género em mim, e ficou horrível, portanto é normal que não queira ver tutoriais de algo que não usaria.

Mas eu aceito que é assim e que há quem goste. Se calhar daqui a uns anos já vai ser tudo super nude outra vez, os homens vão-se querer peludos e as mulheres fininhas outra vez. A sociedade está sempre a mudar. Porque é que perdemos tanto tempo a julgar-nos uns aos outros por causa de opiniões que se calhar já não vamos defender daqui a uns meses?

xoxo

8 comentários:

  1. nao vejo qual é o problema de os homens usarem maquilhagem para acentuarem as suas features naturais... ter uma pele sem manchas, preencher as sobrancelhas e tal.. nao me incomoda e acho que fazem bem em cuidar da sua aparencia. só nao gosto de maquilhagem "à mulher" em homens, tipo smokey eyes e outras coisas do genero... porque fica estranho lol

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas era exatamente isso que eu queria dizer...eu sei e percebo que muitos homens usam maquilhagem por razões pessoais ou profissionais...drag é outra história

      mas o problema é as pessoas não quererem que julguemos os homens que fazem drag, mas depois julgam-nos a nós...e fazem comentários ignorantes a achar que estão a dizer uma grande coisa =P

      xoxo

      Eliminar
  2. obrigada pelo comentário <3
    acho que estamos numa altura em que cada um faz aquilo que quer, mas temos de respeitar que nem todos gostam do mesmo :p

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. true =) eu respeito que o rapaz se pinta todo, não gosto, não vejo...eu só gostava mesmo que as pessoas fossem tolerantes como querem que os outros sejam, e que fossem mais inteligentes a contra-argumentar!

      xoxo

      Eliminar
  3. Eu acho que cada um deve andar como se sente melhor mas claro que se vir um homem super maquilhado iria achar um pouco estranho. Mas respeito totalmente.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também, até porque a maquilhagem foi desde sempre usada por mulheres e homens, que era o que eu queria ilustrar...agora ele que não olhe é para mim de lado também porque me esqueci de ir fazer as sobrancelhas este mês =P

      xoxo

      Eliminar
  4. Eu acho bem que os homens se cuidem. Porque já lá vai o tempo do homem de barba rija. Agora se for uma base tipo bb cream também não vejo mal nenhum.
    Mas tu já devias ter percebido que há gostos para tudo. É o multiculturalismo e temos de defender as minorias nem que isso tenha de ser feito à conta da cedência das maiorias. Vivemos na treta do politicamente correto.
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei sem perceber 100% a tua posição. ..eu sei que os homens usam maquilhagem por diversas razões, que é aliás o tema deste post, mas tens razão que eu ja devia ter aprendido...estamos tão sensiveis que por muito elogioso que algo seja, as pessoas pegam sempre na palavra que não o é. ..

      xoxo

      Eliminar