sábado, 17 de novembro de 2018

FITNESS | Suplementos, mobilidade e alongamentos

Olá maltinha, espero que estejam bem. Eu esta semana tenho estado um pouco desinspirada por isso decidi fazer um post um pouco diferente, inspirado em coisas que vi, que tenho feito e sentido.

Vocês sabem que neste momento o maior hobby - quase uma segunda casa, é o ginásio. No entanto, por mais consistentes que possamos ser com os treinos e por mais dedicação e entrega que tenhamos, nem  todos conseguimos manter bons momentos de forma. É esse o meu caso.

Eu passei - ainda estou a passar - por uma quebra de rendimento nos últimos meses, e apesar de as razões ainda não serem completamente óbvias para mim, acho  que estou a recuperar, por isso decidi falar-vos de alguns passos importantes que as pessoas - as que fazem exercício e as que não fazem - tendem a ignorar.

fitness
Mobilidade e Alongamentos

Uma das coisas que a minha avaliação física revelou foi uma possível  falta de certos nutrientes  no meu organismo, incluindo água. Isto não fez muito sentido para mim no  imediato porque eu bebo facilmente 2L ou mais de água por dia. No entanto, eu sentia dores nos ossos e articulações, e estava a perder massa óssea também, por isso decidi começar a tomar um suplemento de cálcio e magnésio - e forçar-me a beber mais lente também.

ATENÇÃO - eu não sou de todo a favor de fazer uma alimentação errada e compensar com medicamentos, e a minha mãezinha seria a primeira a dizer-vos que eu evito os suplementos como se fossem o  demónio - mas a verdade é que com uma semana e pouco de suplemento, as minhas articulações estão a recuperar melhor, e eu estou a reconquistar a minha flexibilidade.

Agora, falando em flexibilidade...


Na realidade, eu vou falar de mobilidade e não flexibilidade - no meu ginásio são aulas diferentes - que é algo em que todos podemos e  devemos trabalhar. 

Os exercícios de mobilidade consistem basicamente em alongamentos, desde os mais tradicionais aos de yoga e pilates. É uma aula extremamente popular no meu ginásio, tanto na camada mais jpvem como nas pessoas mais velhas, e por boas razões.

A mobilidade ajuda a melhorar a  vossa postura, a conseguir fazer exercícios com mais facilidade e a sentir menos dores durante o dia, mesmo que seja só no trabalho  ou nas tarefas domésticas. É algo em que eu gosto muito de trabalhar porque tenho má postura - estou muito tempo so computador - e abre bastante as minhas articulações, facilitando o movimento

Depois da aula fica-me a doer tudo,  mas também fico mais preparada para fazer outros exercícios, nomeadamente de força.

Para além da aula em si, também gosto de fazer mobilidade ao acordar, e isso aprendi com o video acima. Estes exercícios são relativamente simples, e embora o video seja longo, vocês podem fazer isto bem rápido de manhã, até mesmo em cima da vossa cama, e é uma ótima forma de despertar o vosso corpo. 

Eu faço uma rotina ligeiramente diferente agora, misturando alguns exercícios do ginásio e retirando outros que não sinto que fazem tanto efeito, mas aconselho-vos a tirar 20 minutos amanhã de manhã e experimentar!


A outra coisa que muita gente não faz, até mesmo no ginásio, são alongamentos. Não sei se é assim em todos,  mas no meu ginásio todas as aulas incluem algum tipo de alongamento. No entanto, não é nada raro metade da turma sair quando chega  essa parte. E depois vêm as dores e as lesões.

Eu faço quase sempre alongamento,  durante a aula ou à parte se o alongamento não for acessível ou suficiente para mim.

No video acima, que é da Inês Direito, uma boa amiga minha e guru de fitness da blogosfera, está um tipo de alongamento especial, que é com um foam roller. Eu confesso que nem sabia que era esse o nome da coisa, mas já o tinha usado, por sugestão de um instrutor.

Eu confesso que ela leva a coisa bem mais longe que eu,  porque eu só faço nas minhas zonas mais problemáticas, mas garanto-vos que funciona. Eu tinha parado de usar, ,mas depois de ver o video voltei a pegar nele e faz toda a diferença na recuperação das minhas pernas.

A Inês tem um só para ela, mas se usam o ginásio, devem ter lá também, e eu aconselho -  eu até na zona abdominal adoro, às vezes. E como ela, se investirem num vosso - não são caros, prometo - podem até fazer uma massagem à noite depois de um dia passado em pé ou a caminhar, por exemplo.

Estas foram as minhas dicas de hoje: procurar respostas e suplementar as vossas necessidades, se necessário, trabalhar na vpssa mobilidade e, se forem ativos, nunca se esqueçam de fazer alongamentos ou massagens no fim da atividade - o vosso corpo agradece!

xoxo

6 comentários:

  1. Confesso que é uma coisa que não faço, mas acho que devia começar a fazer
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. devias sim, toda a gente deve dar um jeitinho aos ossos, musculos e articulações, pelo menos de vez em quando!

      xoxo

      Eliminar
  2. Quero imenso começar a exercitar-me, acho que esta prática é super importante e já não o faço há imenso tempo.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. começa com uns alongamentos matinais...não te vai dar musculo, mas é um ótimo começo =)

      xoxo

      Eliminar