Bem, minha gente, este vai ser um post mesmo para book worms. Vou falar-vos de uma coleção que tenho estado a ler de trás para a frente, Pushing The Limits, de Katie McGarry. A coleção já tem 4 livros, Pushing The Limits, Dare You To, Crossing The Line, e o mais recente, o recém-lançado Crash Into You, que sai este mês, e já tem mais livros planeados. Eu comecei por ler, e já falei aqui no blog, o segundo livro oficial, Dare You To, que adorei e reli várias vezes, e agora por causa do lançamento de Crash Into You decidi ler os livros que estão para trás, e por isso vou falar-vos de toda a coleção, exceto o que já falei, neste post.
A coleção começa com o livro que lhe dá nome, Pushing The Limits. Aqui conhecemos o primeiro, e mais velho de três amigos, que vivem com uma família de acolhimento, Noah. Noah perdeu os pais já adolescente, e não teve sorte com as suas famílias de acolhimento que teve desde então, e portanto acabou por se desleixar na escola, ganhar uma má reputação no 'sistema' e começar a levar uma vida menos louvável. Ao mesmo tempo, perdeu a confiança nos adultos, o que faz com que o seu maior objetivo seja tirar os seus irmãos mias novos do 'sistema' e impedi-los de ser adotados quando acabar o secundário. Por essas razões, Noah é sinalizado e escolhido para ser monitorizado pela assistente social da escola.
Na mesma situação, mas por razões diferentes, está Echo. Echo é uma rapariga inteligente e com uma grande sensibilidade artística, a quem uma sucessão de tragédias familiares roubaram a normalidade, fazendo dela introvertida e de certo modo auto-excluída na escola.
Quando a assistente social os junta, num projeto que visa ajudar os dois, não faz ideia do que está a começar. A atração é mútua, e Echo e Noah têm bastante mais em comum do que parece à primeira vista. Juntos, embarcam num longo percurso em que vão tentar resolver os seus problemas e recuperar alguma normalidade para as suas vidas.
Eu pessoalmente achei este livro bastante mais profundo e emocional que Dare You To. Embora os personagens tenham bastante em comum, e a fórmula seja relativamente idêntica, acho Echo e Noah personagens mais sensíveis e gentis do que a Beth e o Ryan. No entanto, e acho isso muito próprio desta coleção e desta autora, pois tem acontecido com todos os livros sem exceção, de tal forma que me faz ansiar pelos seguintes, apaixonei-me por eles e fiquei apegada a eles da mesma forma, e talvez até me identifique mais com a Echo do que com a Beth.
Como sempre, há coisas que a autora não incluiu e que eu gostava de ter visto, mas o livro está bem escrito, a história progride de forma natural e não deixou pontas soltas, que é o que se pede. Mas devo avisar, se lerem esta série, têm de o fazer com muita atenção, porque Katie McGarry tem um humor muito próprio, e deixa referências de uns livros para os outros, para quem estiver mais atento.
Se não estou em erro este é o único livro da coleção que está traduzido para português, mas apenas no Brasil.
Crossing The Line é uma mini história que saiu entre os dois primeiros livros, em cuja personagem principal é Lila, a melhor amiga de Echo, de Pushing the Limits. Lila é uma rapariga popular, feminina, mas também bondosa e leal. Por altura da morte do irmão de Echo, ela conheceu Lincoln, que também foi afetado pela tragédia, e apesar de os dois viverem longe um do outro, continuaram a trocar cartas durante os dois anos que se seguiram. Agora, Lila acabou o secundário, e está a contar com Lincoln para a fase seguinte da sua vida, mas ele tem um segredo que pode colocar tudo em risco.
Como eu disse, esta história é mesmo muito curta, e eu normalmente não sou fã de histórias muito curtas, porque há sempre algo que se perde pelo meio. Ou os personagens são mal construídos, ou a história anda muito depressa, ou o fim é acelerado. Aqui, perde-se um pouco do passado das personagens, mas ao mesmo tempo nem por isso, por causa das cartas e dos pensamentos que os personagens vão revelando que vão preenchendo as lacunas. A história passa-se num curto espaço de tempo, o que é adequado para este formato, e tem um final aberto, o que me deixa a pensar que gostava de ver esta história continuar mais tarde, a revelar tudo o que aqui não foi possível.
Basicamente, sim, gostei, adorei os dois personagens, mas fiquei com àgua na boca, e queria ficar satisfeita!
Eu penso que este livro apenas existe em ebook, pelo menos não encontrei no site de onde são os restantes links.
E pelo que eu percebo, Crash Into You fecha a primeira parte da série. Esta é a história de Isaiah, o terceiro dos amigos protagonistas da primeira parte. O Isaiah é da mesma idade da Beth, e vivia com ela e com o Noah em casa dos tios dela, que tecnicamente eram a família de acolhimento dos dois rapazes. E estava, ou pensava que estava, apaixonado por ela nos dois primeiros livros. Dos três, ele é mais resguardado, e por isso, acho eu, ele aparece ligeiramente menos nos outros volumes, apesar de ser sempre um personagem importante. E é o que está há mais tempo e foi mais afetado pelo 'sistema' e pelas regras das ruas.
O Isaiah conhece a Rachel meses depois do fim de Dare You To. Numa noite, numa altura em que Isaiah e Noah estão com problemas, ele decide usar o seu talento e experiência com carros para entrar numa corrida ilegal e tentar ganhar dinheiro. Para sorte ou azar de ambos, as coisas não correm como deviam, e os dois acabam em risco, presos na teia da lei das ruas.
Rachel adora carros. Eles são o seu escape da pressão que ela sofre diariamente por parte da sua família. Rachel tem quatro irmãos, e teria uma irmã, se ela não tivesse morrido de leucemia antes de ela nascer. Rachel é a substituta, é o que ela pensa e o pai e os irmãos a fazem acreditar. Que ela é a responsável por fazer a mãe feliz e concertar todos os problemas da família. Mas Rachel não é nada como a irmã, e tentar esconder o que é, para tentar fazer todos felizes, é-lhe fisicamente doloroso. E é assim que, depois de uma noite especialmente difícil, ela acaba nas corridas.
Eu confesso que este livro foi um turbilhão de emoções fortes para mim, porque desde o início que estes personagens me provocam emoções fortes. Eu costumava não suportar o Isaiah, mas Katie McGarry soube contar a história dele de uma forma que me levou gradualmente a percebe-lo e respeitá-lo, e até a ver que temos coisas em comum, mesmo que continue a não ser o meu personagem favorito. Já com a Rachel, eu identifico-me bastante, e estive sempre do lado dela, a torcer por ela, a fica zangada por ela...bem, vocês entendem. E eu acho que é para isso que as histórias servem, para nos fazer sentir, de tal modo que não conseguimos largar, nem parar até que os personagens tenham o resultado que eles, e nós desejamos.
Houveram muitas reviravoltas que me deixaram com palpitações, e como de costume, não sou fã do fim. Talvez nunca fique satisfeita com a maneira como as coisas acabam porque não quero que acabem. Mas sei que esta história não acaba aqui, porque Katie tem um talento enorme para introduzir subtilmente situações e personagens, e recuperar outros que já passaram, que fazem pontes entre os livros novos e os anteriores, e neste livro ela introduz novos personagens excelentes, e recupera um dos meus favoritos de Dare You To (o que, por muito feliz que me fez, foi uma viagem atribulada de pleno direito para mim), e eu confio nela para não os desperdiçar. E por isso espero continuar com esta série durante muito, muito tempo. =)
OK, se chegaram aqui, parabéns, que este post não deve sido fácil de ler, mas esta é das minhas coleções preferidas, por isso espero que tenham gostado do post e ficado com vontade de ler os livros.
Mais uma vez... HAPPPY HALLOWEEN!
xoxo
Mais uma vez... HAPPPY HALLOWEEN!
xoxo
o primeiro deu me vontade de ler mas acho que por aqui nunca vi essas capas
ResponderEliminarbjinhu*
parecem interessantes
ResponderEliminarfiquei curiosa com todos mas mais o 1º :D
ResponderEliminarbom fim de semana :)
beijinhos
Okay, quando me dicidir a voltar a arranjar tempo para ler, a Katie McGarry vai ser de certeza uma autora a considerar :)
ResponderEliminarBoa review!
Parecem-me todos bons, mas sobretudo o primeiro despertou muito o meu interesse!
Opá, adorei! Já estão traduzidos ou é daquele site que me falaste?
ResponderEliminarObrigada pelo comment no meu blog! <3
Beijinhos xx
http://beautifulnessbyhelendeadly.blogspot.pt/
eu tou a ler no tal site conforme vao saindo (neste momento so la esta o crash into you), mas se conseguires ler em ingles, se carregares nos nomes dos livros tens links para comprar =)
Eliminarou entao, eu sei que o pushing the limits e o crossing the line existem no brasil tambem
xoxo
R: está no catálogo 16 que é de dia 7 a 27 de novembro. Se quiseres, diz-me qual a pulseira que eu peço mais a caneta e guardo-te :)
ResponderEliminarObrigada! ♥
ResponderEliminarFiquei curiosa para ver os filmes!
http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/
Gostei do post =) Acho que já acrescentei mais livros à minha extensa lista de livros para ler, realmente não tenho emenda :p
ResponderEliminarBeijinhos