Olá maltinha, espero que estejam bem. Hoje quero variar um pouco, por isso vou falar-vos de um livro que li recentemente e de que gostei bastante.
Chama-se The Glittering Court, e é o primeiro livro da série com o mesmo nome, a mais recente de Richelle Mead, autora de Vampire Academy.
Primeiro que tudo, há que dizer que eu adoro esta capa, porque tem algo de lindo mas selvagem, que tem tudo a ver com a história em si.
Falando na história, ela passa-se num mundo criado pela autora, que não tem nada a ver com o nosso mundo atual, mas também não é necessariamente do plano do fantástico - é simplesmente o mundo da história.
Neste mundo, a nossa protagonista é Elizabeth Witmore, uma jovem condessa falida e sem pais, cuja avó quer empurrar para um casamento infeliz de modo a salvar o seu prestigio social. Desesperada, ela deixa o seu mundo para trás e toma o lugar de outra pessoa no The Glittering Court, uma instituição que educa raparigas desfavorecidas para que se casem com himens abastados no Novo Mundo, as colónias de Osfrid, o Reino onde tudo isto se passa.
Infelizmente para Elizabeth, a sua personalidade forte e a sua proximidade com o seu recrutador - o único que sabe o seu segredo - dificultam-lhe a tarefa de 'desaparecer' neste novo mundo, e logo se vê alvo de atenções indesejadas, que alteram drasticamente o seu plano.
Eu fiquei viciada neste livro desde o início. Adoro a Elizabeth, porque apesar de ser aristocrata não é fraca nem cheia de manias, e mostra uma enorme capacidade de adaptação ao longo do livro.
Gostei muito dos outros personagens e das suas interações com a Elizabeth, sobretudo as várias personagens femininas, que todas elas são bastante fortes, o que nem sempre é fácil de encontrar em literatura juvenil. Também gostei da diversidade tanto de aspeto, como étnias e personalidades que Mead criou.
O mundo em si é fascinante, tanto aquele mais restrito, em que Elizabeth participa como o mais geral, que encompassa as dinâmicas entre Osfrid, as várias comunidades que nela vivem, e as várias colónias. Não sei se é essa a intenção, mas acaba por tocar em temas com conflitos raciais e religiosos, o que é bastante interessante.
Finalmente, no que toca ao rumo que Elizabeth leva na história, eu devo dizer que me senti um bocado a ler vários livros diferentes, porque ela passa por várias fases e situações bastante marcantes num curto espaço de tempo e páginas. No entanto, a progressão dos acontecimentos parece natural e lógica, por isso tudo flui bem.
O final do livro é um daqueles em que acontece muita coisa e fica igualmente muita por desvendar, mas sendo que esta é pelo menos uma trilogia, estou confiante que tudo será desvendado com tempo. Estou no entanto curiosa para saber que rumo a autora vai dar às sequelas.
Concluindo - recomendo e tenciono continuar a ler!
You can read this review in English HERE.
xoxo
Parece-me o tipo de livro que também devoraria num instante!
ResponderEliminarbeijinhos
https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/
Não conhecia mas adorei a história e tenho mesmo que ler! xD
ResponderEliminarMORNING DREAMS
Sofia Silva, Beijos*
Não conheço mas pareceu-me ser interessante!
ResponderEliminarhttp://annahandtheblog.blogspot.pt/
Parece interessante, sim 😘
ResponderEliminarParece interessante, sim 😘
ResponderEliminar