domingo, 20 de janeiro de 2019

CINEMA | Nasce Uma Estrela vs. Bohemian Rhapsody

Olá maltinha, espero que estejam bem neste domingo. Eu prometi que ia estar mais presente...e estou a tentar. Pelo menos com posts e respostas.

Hoje decidi mudar um pouco o tom e falar de cinema, juntando a minha opinião ao grande debate sobre os dois filmes musicais do ano que passou - Nasce Uma Estrela e Bohemian Rhapsody.

Antes de mais, eu acredito que devem ver ambos, se quiserem e puderem - foi o que eu fiz. No entanto, eu realmente decidi fazer a comparação porque toda a gente o está a fazer, e quando eu estava a ver o BH (ontem) não consegui evitar que isso acontecesse na minha cabeça.

CINEMA
Imagem @ Google Fotos

A chegada destes dois filmes teve caminhos muito diferentes.  Bohemian Rhapsody é um filme muito esperado, que já estava em produção há anos, e que foi envolto tanto em controvérsia como espetativa. Nasce Uma Estrela saiu um pouco do nada, e apesar de ter cativado o público de imediato, não convenceu os críticos.

Eu vi o Nasce Uma Estrela na semana em que estreou. Depois de ver o video de "Shallow" no YouTube, foi uma luta para não ir a correr para o cinema. Eu sou mais apaixonada por música do que filmes, entenda-se, e apesar de saber que nunca vou ser a Lady Gaga, canto a música em plenos pulmões sempre que a oiço.

Eu sei que o filme é um remake, mas eu não conheço nenhum dos outros. Acho incrível o trabalho  do  Bradley Cooper na construção da história, na forma como criou os ambientes do filme e a entrega que deu ao papel de Jackson Maine, desde a parte emocional à musical. 

A Lady Gaga vai desabrochando ao longo do filme, e para além de finalmente mostrar os seus verdadeiros dotes vocais, tem o poder de nos levar com ela, a rir e a chorar. E eu chorei mesmo muito.

Para mim, o filme está perfeito em termos técnicos e artísticos, pelo seu realismo sobretudo, que é o que toca no coração das pessoas.

Bohemian Rhapsody é um filme grande. É inspirado em eventos grandes, que aconteceram e mudaram o mundo como era conhecido. Mas não foi  isso que eu senti a vê-lo.

É verdade que já leva dois dos principais Golden Globes na bagagem para os Óscares, mas eu tenho de concordar com os críticos iniciais - o Rami Malek pode ter apanhado todos os jeitinhos do Freddie Mercury, Deus os abençoe a ambos, mas não é assim tão parecido. E eu digo isto sem maldade, porque eu sinceramente que me apaixonei pelo moço ao ver as várias entrevistas e todo o material relacionado com o filme.

Eu não sei se é de mim ou da situação em que eu vi o filme, mas eu não consegui conectar-me emocionalmente com a história - pelo menos até perto do final.

Pessoalmente acho que a bissexualidade do sr. Mercury está mais que bem representada no filme, e eu acho que eles tomaram a decisão certa em dar destaque à Mary Austin e à complexidade desta relação que era de amor, mas no  sentido platónico, porque no fim das contas,  a história veio a mostrar o que teve mais peso na vida do homem.

Eu achei o  filme sobretudo engraçado, achei o diálogo genial, particularmente entre o Freddie e os outros membros da banda - o moço que faz de Brian May precisa de um Ódcar de Melhor Actor Secundário - mas o resto...o resto pareceu-me muito falso, especialmente as atuações, e num filme musical, isso é grave.

Mais grave talvez tenha sido o final. Eu não desgosto do final com o  Live Aid, mas o Freddie não viveu 7 anos com SIDA, naquela altura ninguém o conseguia. Eu percebo a mensagem, mas se eles tivessem usado a cena anterior (SPOILER AKERT) e terminado com a banda abraçada e o  Freddie a gozar com os outros por estarem a chorar, o filme tinha um final mais verídico e que continuava a não ser trágico.

Concluindo: eu acho que Nasce Uma Estrela é indiscutivelmente o melhor dos dois filmes e que a Academia tem de tirar o pau que tem enfiado pelas costas acima, porque acho que todos sabemos que existe uma enorme discriminação contra actores bonitos. Eu acho que o Bradley Cooper já merece o Óscar há anos, e  espero que reconheçam o  trabalho dele neste filme,  seja à frente ou atrás da camara.

Viram os dois filmes? Concordam? Discordam?


xoxo

16 comentários:

  1. Nunca assisti a nenhum, mas no momento não tenho visto assim tantos filmes
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu. Prefiro séries. Mas estes são imperdíveis!

      xoxo

      Eliminar
  2. Eu nunca vi nenhum dos dois, mas tenho mais curiosidade com o Bohemian!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmmm a maioria das pessoas ficou realmente impressionada. E não deixa de ser um bom filme 😃

      xoxo

      Eliminar
  3. Eu não assisti nenhum dos dois ainda, mas já o Bohemian já havia chamado minha atenção a muitos meses antes de sua estreia.

    Folhas De Netuno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu acho que chamou de toda a gente, teve imensa publicidade, boa e má =P

      xoxo

      Eliminar
  4. Até arranjaria se as houvesse :)

    Estou mortinho por ver o primeiro filme :D

    NEW FASHION POST | MICRO-TRENDS THAT YOU SHOULD FOLLOW ... FOR MODERN WOMEN
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  5. obrigada pelo comentário <3
    ainda não vi por acaso :D

    www.pinkie-love.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se foi só por acaso aconselho-te a resolver isso antes dos Oscares!!!!

      xoxo

      Eliminar
  6. Só vi Nasce Uma Estrela e adorei! Foi uma excelente surpresa e muito melhor do que aquilo que estava à espera.

    ResponderEliminar
  7. Eu acho só ridículo esta comparação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo isso. São filmes muito diferentes. Mas é natural que aconteça

      xoxo

      Eliminar
  8. Ainda não vi esse filme, mas quero muito!

    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar