quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Review: Alexz Johnson - The Basement Recordings

Ok, já que não dá para ver o jogo do Rui (que pelos parciais parece estar a correr bastante mal anyway) vamos tentar fazer alguma coisa de util...eu sei que os meus posts de música não são para toda a gente, mas eu gosto de os fazer, e neste momento é o único que eu consigo fazer por isso, e para manter o blog activo (não que precise...sem postar nada de jeito a esta hora já tenho aí umas 85 visitas...)

Então, desde que eu vi o video a anunciar que a Alexz e o Brandon iam lançar um disco novo que eu decidi que tinha de ouvir e avaliar para o blog, porque adoro a Alexz e gosto de espalhar a palavra sobre coisas de que gosto.

The Basement Recordings é, como o nome indica, uma coleção de demos, ou seja, gravações feitas numa cave. Infelizmente, este CD apenas está disponivel em formato digital, e é virtualmente impossivel comprá-lo legalmente em Portugal.

As músicas deste disco são em parte conhecidas, porque 3 são demos de músicas da série Instant Star, que a Alexz protagonizava, e outras 2 fazem parte do album da Alexz, Voodoo. As restantes são menos conhecidas, mas a maioria já foi ouvida em videos da Alexz no YouTube ou então faziam parte de um album dela para a Atlantic Records que nunca chegou a ser editado.

O alinhamento do disco é este:
  1. THAT GIRL
  2. SKIN
  3. CHICAGO
  4. RUNNING WITH THE DEVIL
  5. TAKER
  6. SWALLOWED
  7. SAVING THE TRAIN
  8. LOST & FOUND
  9. THE AFFAIR (MR. JONES)
  10. EASY AIN’T SLEAZY
  11. SPIN
  12. I JUST WANTED YOUR LOVE
  13. LA MADE ME
  14. WEIGHT
  15. RUNNING BACK (Bonus)
Devo dizer que gosto bastante desta seleção de músicas, acho-a bastante coesa e ilustrativa da versatilidade artistica da Alexz e do Brandon, que vai de músicas mais pop-rock como as de IS ("That Girl", "Skin" e "I Just Wanted Your Love") ou Running Back, atá a sons retro como "The Affair" e "Easy Ain't Sleazy" e outros que tocam a barreira da World Music como "Chicago", "Swallowed" ou "Taker".

Outra coisa que esta compilação nos permite verificar é o crescimento vocal da Alexz, que é bastante mais madura nas músicas mais recentes ("LA Made Me", "The Affair") do que nas mais antigas ("That Girl", "Skin"), embora as últimas sejam bastante emocionais, e a capacidade de exprimir essas emoções por parte da Alexz esteja bastante patente nelas.

Não posso dizer que hajam verdadeiros momentos especialmente altos ou baixos neste CD, embora hajam 2 ou 3 músicas que o meu cérebro teima em não registar, por alguma razão. Eu gosto especialmente de músicas como "Taker", "Swallowed", "Running With The Devil" e sobretudo "Chicago", que para mim é a música que mais se destaca nesta compilação. Devo també dizer que ouvi algumas das demos de músicas que eu já conhecia foi interessante, porque me fez reparar em músicas em que não reparava antes.

Resumindo, eu penso que é uma compilação essencial para os fãs, mas também para quem queira conhecer a Alexz em todas as suas facetas.

Podem ouvir amostras das músicas no site oficial do CD: thebasementrecordings.com

Highlights: "Chicago", "Swallowed", "Running With The Devil", "Easy Ain't Sleazy", "Taker"

Nota final: 17/20

xoxo

3 comentários:

  1. é verdade, gostei, especialmente os posts relativos a maquilhagem porque disso não pesco quase nada, só mesmo o básico e quero aprender mais xD
    8€? mesmo assim nao é caro o preço normal de um CD atraves do iTunes ronda os 10€ e tal. Há sempre a possibilidade de ouvires um sample antes de comprares o CD , pelo menos a maior parte é assim que funciona. beijinhos :)

    http://ecoutemoiregardemoi.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Adoro tanto a Alexz *.* Ainda me lembro dela no Instant Star, adorava ver aquilo!

    ResponderEliminar
  3. Também gostei muito desta selecção. Sabe tão bem cantar as músicas do IS e ver que ainda me lembro das letras todas :)adoro essas músicas que disseste, mas é impossível esquecer a Skin e a That Girl, letras que nos tocam no coração <3
    beijinho

    ResponderEliminar