terça-feira, 13 de agosto de 2013

This is Radio Clash on Pirate Satelite!

Eu náo sou muito pessoa de música antiga. Falhei quando tentei ouvir Mickael Jackson, os Beatles ou Joy Division. E pouco mais consigo ouvir para além de Madonna ou Kylie vintage. Mas há uma banda que faz o feito de me transportar para 1978 e ter pena e ter pena de não ter nascido nessa altura. Essa banda dá pelo nome The Clash.
Este é amor antigo, e por isso não é de espantar que tenha comprado este livro no meu 12º ano, até porque adoro biografias, sobretudo musicais. De espantar é só o ter lido agora.
"Passion is a Fashion" é realmente a história da banda, e dos seus membros, em termos musicais, e do que os levou à música. A edição que eu tenho é já de 2009, com a revisão para atualizar a informação que ficou por dar após a morte de Joe Strummer, em 2003, mas o livro podia ter acabado com o tributo a Joe, e para mim seria o suficiente, embora tenha sido interessante saber mais sobre o presente dos protagonistas.
A história está muito bem contada, com uma perspetiva ao mesmo tempo apaixonada e desapegada, que nos entusiasma e informa. A estrutura do livro é linear, mas não completamente, introduzindo os diferentes protagonistas e resgatando-os quando oportuno.
Eu confesso que não sou especialista, e portanto não posso confirmar a veracidade dos factos, mas enquanto lia fui ver alguns filmes e outras coisas mencionadas, e batia tudo super certo, citações e tudo.

E apesar de o livro não ser novo, o meu timing foi excelente.
Em setembro, a banda lança Sound System, uma coleção com todos os CDs da banda, remasterizados pelo guitarrista Mick Jones, com o bonus de trazer ainda DVDs de bonus nunca antes vistos e outros tems de coleção, tudo muito bem acondicionado numa caixa em forma de boom box à antiga, desenhada pelo talentoso baixista Paul Simonon. Infelizmente, esta caixa é carissima, ou seria o presente perfeito para os meus 21 anos!
Numa nota mais simpática em termos de preço, vai ser lançada a coletãnea Hits Back...mas não é a mesma coisa!

Agora, deixo-vos com a minha música preferida da banda, e bastante adequada ao meu atual estado de espirito.


E então, qual é o vosso guilty pleasure do tempo da M80?

xoxo

6 comentários:

  1. Não conhecia essa banda, é a primeira vez que estou a ouvir falar dela lol xD
    Por acaso não faz muito o meu estilo eheheh

    Bixuuuuuuuss
    ********

    ResponderEliminar
  2. Devíamos fazer uma vaquinha e oferecer-te essa edição especial :D
    Beijinhos

    ecoutemoiregardemoi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar. Não é bem o meu género (se é que tenho algum xD), mas a segunda musica até é engraçada :)

    www.mykindofjoy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Eu confesso que sou fã de música antiga: tanto estou a ouvir Ramones como no momento seguinte posso estar a ouvir Queen, ou Jerry Lee Lewis. Já para não falar, quando me dá a "pancada" para ouvir Sinatra :p
    Gosto dessa música deles, mas a minha preferida é a "Should I Stay Or Should I Go" :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. THE CLASH! ÉS AWESOME, TERESA! <3

    Nem acredita que disseste que aquela colecção da Avon não te parece mal, estás a melhorar ehehehe

    Beijinhos e bom feriado xx

    ResponderEliminar
  6. Eu AMO Guns n'Roses (o melhor dia da minha vida até agora foi o do concerto em 2010) mas também vou para o rock mais clássico como Queen. No enanto, sou mais do heavy metal/hard rock :)

    Beijinhos xx

    ResponderEliminar