sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Leitura Obrigatória: Ligeiramente Casados (Mary Balogh)

Olá. Espero que estejam bem. Hoje foi um dia calmo. Depois de trabalhar estive no meu mundinho, e agora estou super mole, e acabo por não conseguir passar novamente pelos vossos cantinhos hoje. Peço desculpa. Eu vou tentar compensar amanhã, apesar de já ter quase de certeza planeado fazer mais do que consigo realmente xD. Por agora, vou descansar. Deixo-vos com o post de hoje.

Sabem, neste momento se há coisa com que podem contar é com uma review de pelo menos um livro por semana. Tenho demasiado tempo, demasiados livros, e uma enorme preguiça e necessidade de me emergir nalguma coisa que não seja o loop interminável dos meus pensamentos. E por isso leio. E por isso hoje já temos review de um dos livros que recebi nos meus anos.
Ligeiramente Casados é a versão portuguesa do primeiro livro da Bedwyn Saga, de Mary Balogh, que conta as histórias de seis irmãos da aristocracia inglesa do século XIX, se eu ainda sei fazer contas. A coleção tem 6 livros e duas prequelas em inglês, e apesar de todos já terem saído há cerca de uma década, apenas as prequelas e este estão traduzidos para português, pela ASA, e pelo que percebi este é recente.
Ligeiramente Casados conta a história do Coronel Aidan Bedwyn, o segundo irmão mais velho, que quando um membro do seu batalhão, o Capitão Morris, que lhe tinha salvo a vida noutra guerra, morre nas Guerras Napoleónicas, jura pela sua honra honrar os seus últimos desejos, que são os de dar pessoalmente a notícia da sua morte e proteger a sua irmã, Eve.
Eve, uma rapariga independente, de origem burguesa, dona da sua própria propriedade, recusa-se a aceitar a sua ajuda e proteção, até que a intervenção de um familiar mal intencionado a obriga não só a aceitar a ajuda de Aidan, mas a ficar presa para sempre a ele, pelo casamento. E depressa, o que era para ser apenas um casamento de fachada, evolui para algo mais. Sem fazer por isso, Eve vai ser seduzida e seduzir esta família, tão difícil como rica em emoção.

Eu vi este livro no Algarve, e na altura fiquei encantada com a a capa, que apesar de ser mole, é lindíssima. A história também me atraiu, mas eu tinha uma concepção um pouco errada do que seria. Na verdade estava à espera de uma pirralha mimada e um homem muito mais velho, o que daria em mais conflito, mas as idades deles não são tão distantes assim, e a Eve é uma pessoa até bastante bem comportada. Também estava à espera que a relação deles fosse um pouco mais ousada, mas agora percebo que os dois personagens não são esse tipo de personagens. Embora suspeite que noutros livros da série a coisa não seja tão recatada. A narração é bastante boa, numa perspetiva exterior, mas contada de ambos os pontos de vista, o que ajuda bastante a perceber estes personagens, e deixa-nos vê-los como  eles se vêem um ao outro, o que eu aprecio bastante, sobretudo quando se começam a descobrir. Eu talvez tivesse preferido menos uma ou outra reviravolta, que foi para despachar algumas delas que li o livro essencialmente em duas semanas, mas não acho que nenhuma delas seja redundante, ou 'para encher'. A tradução, apesar de eu não conhecer o texto original, pareceu-me bastante boa, o que me motiva para ler o resto da coleção em português. Se a ASA fizer o favor de se despachar. Eu pessoalmente não me importaria de pedir o segundo livro, sobre Rannulf, um dos irmãos do meio, pelo Natal. =)

Espero ter morto a vossa curiosidade, se tinham alguma, e sei que uma ou duas pessoas tinham. Se tiverem lido ou quiserem ler, deixem um comentario, sim? xD

xoxo

5 comentários:

  1. Sabes que me parece um livro bastante interessante mas com tanta coisa que eu vou ter de ler para português este ano lectivo, duvido que tenha tempo de pegar noutro livro :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Teh Teh,
    não parece... levou mesmo um filtro! Queria "encorderrosar" mais a imagem e foi aquilo que saiu! Ando a experimentar novas abordagens e ainda não cheguei ao "meu" blogger style xP
    Teh, um elogio vindo de ti, vale por mil! E já sabes que o que digo é verdade! Fico mesmo muito contente de ler as tuas queridas palavras!! :)

    Beijinhos xx
    http://beautifulnessbyhelendeadly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por esta review :) Este livro acabou de ir para a minha wishlist de Natal :p
    Tenho um dos livros da prequela, o "Um Verão Inesquecível". Adorei-o e por isso, estava curiosa com este!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu quando leio as tuas revisões de livros fico mesmo entusiasmada e com vontade de ler, ma sou tão preguiçosa e ando sempre a 1000 que acabo por nunca ler nada :S
    Mas continua a fazer as revisões e um resumo das histerias, gosto muito :D

    Bixuuuuuss
    **********

    ResponderEliminar