quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Leituras: Pushing The Limits, Crossing The Line & Crash Into You (Pushing the Limits series)

Boa noite! Feliz Halloween! Como vos disse, eu tinha outros planos para hoje, mas eles mudaram no último segundo, por isso em vez do post de Halloween que eu tinha em mente, temos uma muito longa review de uma série de livros. Mas eu ainda não desisti do Halloween, por isso quem sabe ainda faça o post atrasado, com um look de inspiração para o ano que vem ou para o Carnaval, quem sabe?

Bem, minha gente, este vai ser um post mesmo para book worms. Vou falar-vos de uma coleção que tenho estado a ler de trás para a frente, Pushing The Limits, de Katie McGarry. A coleção já tem 4 livros, Pushing The Limits, Dare You To, Crossing The Line, e o mais recente, o recém-lançado Crash Into You, que sai este mês, e já tem mais livros planeados. Eu comecei por ler, e já falei aqui no blog, o segundo livro oficial, Dare You To, que adorei e reli várias vezes, e agora por causa do lançamento de Crash Into You decidi ler os livros que estão para trás, e por isso vou falar-vos de toda a coleção, exceto o que já falei, neste post.

A coleção começa com o livro que lhe dá nome, Pushing The Limits. Aqui conhecemos o primeiro, e mais velho de três amigos, que vivem com uma família de acolhimento, Noah. Noah perdeu os pais já adolescente, e não teve sorte com as suas famílias de acolhimento que teve desde então, e portanto acabou por se desleixar na escola, ganhar uma má reputação no 'sistema' e começar a levar uma vida menos louvável. Ao mesmo tempo, perdeu a confiança nos adultos, o que faz com que o seu maior objetivo seja tirar os seus irmãos mias novos do 'sistema' e impedi-los de ser adotados quando acabar o secundário. Por essas razões, Noah é sinalizado e escolhido para ser monitorizado pela assistente social da escola.
Na mesma situação, mas por razões diferentes, está Echo. Echo é uma rapariga inteligente e com  uma grande sensibilidade artística, a quem uma sucessão de tragédias familiares roubaram a normalidade, fazendo dela introvertida e de certo modo auto-excluída na escola.
Quando a assistente social os junta, num projeto que visa ajudar os dois, não faz ideia do que está a começar. A atração é mútua, e Echo e Noah têm bastante mais em comum do que parece à primeira vista. Juntos, embarcam num longo percurso em que vão tentar resolver os seus problemas e recuperar alguma normalidade para as suas vidas.
Eu pessoalmente achei este livro bastante mais profundo e emocional que Dare You To. Embora os personagens tenham bastante em comum, e a fórmula seja relativamente idêntica, acho Echo e Noah personagens mais sensíveis e gentis do que a Beth e o Ryan. No entanto, e acho isso muito próprio desta coleção e desta autora, pois tem acontecido com todos os livros sem exceção, de tal forma que me faz ansiar pelos seguintes, apaixonei-me por eles e fiquei apegada a eles da mesma forma, e talvez até me identifique mais com a Echo do que com a Beth.
Como sempre, há coisas que a autora não incluiu e que eu gostava de ter visto, mas o livro está bem escrito, a história progride de forma natural e não deixou pontas soltas, que é o que se pede. Mas devo avisar, se lerem esta série, têm de o fazer com muita atenção, porque Katie McGarry tem um humor muito próprio, e deixa referências de uns livros para os outros, para quem estiver mais atento.
Se não estou em erro este é o único livro da coleção que está traduzido para  português, mas apenas no Brasil.

Crossing The Line é uma mini história que saiu entre os dois primeiros livros, em cuja personagem principal é Lila, a melhor amiga de Echo, de Pushing the Limits. Lila é uma rapariga popular, feminina, mas também bondosa e leal. Por altura da morte do irmão de Echo, ela conheceu Lincoln, que também foi afetado pela tragédia, e apesar de os dois viverem longe um do outro, continuaram a trocar cartas durante os dois anos que se seguiram. Agora, Lila acabou o secundário, e está a contar com Lincoln para a fase seguinte da sua vida, mas ele tem um segredo que pode colocar tudo em risco.
Como eu disse, esta história é mesmo muito curta, e eu normalmente não sou fã de histórias muito curtas, porque há sempre algo que se perde pelo meio. Ou os personagens são mal construídos, ou a história anda muito depressa, ou o fim é acelerado. Aqui, perde-se um pouco do passado das personagens, mas ao mesmo tempo nem por isso, por causa das cartas e dos pensamentos que os personagens vão revelando que vão preenchendo as lacunas. A história passa-se num curto espaço de tempo, o que é adequado para este formato, e tem um final aberto, o que me deixa a pensar que gostava de ver esta história continuar mais tarde, a revelar tudo o que aqui não foi possível.
Basicamente, sim, gostei, adorei os dois personagens, mas fiquei com àgua na boca, e queria ficar satisfeita!
Eu penso que este livro apenas existe em ebook, pelo menos não encontrei no site de onde são os restantes links.

E pelo que eu percebo, Crash Into You fecha a primeira parte da série. Esta é a história de Isaiah, o terceiro dos amigos protagonistas da primeira parte. O Isaiah é da mesma idade da Beth, e vivia com ela e com o Noah em casa dos tios dela, que tecnicamente eram a família de acolhimento dos dois rapazes. E estava, ou pensava que estava, apaixonado por ela nos dois primeiros livros. Dos três, ele é mais resguardado, e por isso, acho eu, ele aparece ligeiramente menos nos outros volumes, apesar de ser sempre um personagem importante. E é o que está há mais tempo e foi mais afetado pelo 'sistema' e pelas regras das ruas.
O Isaiah conhece a Rachel meses depois do fim de Dare You To. Numa noite, numa altura em que Isaiah e Noah estão com problemas, ele decide usar o seu talento e experiência com carros para entrar numa corrida ilegal e tentar ganhar dinheiro. Para sorte ou azar de ambos, as coisas não correm como deviam, e os dois acabam em risco, presos na teia da lei das ruas.
Rachel adora carros. Eles são o seu escape da pressão que ela sofre diariamente por parte da sua família. Rachel tem quatro irmãos, e teria uma irmã, se ela não tivesse morrido de leucemia antes de ela nascer. Rachel é a substituta, é o que ela pensa e o pai e os irmãos a fazem acreditar. Que ela é a responsável por fazer a mãe feliz e concertar todos os problemas da família. Mas Rachel não é nada como a irmã, e tentar esconder o que é, para tentar fazer todos felizes, é-lhe fisicamente doloroso. E é assim que, depois de uma noite especialmente difícil, ela acaba nas corridas.
Eu confesso que este livro foi um turbilhão de emoções fortes para mim, porque desde o início que estes personagens me provocam emoções fortes. Eu costumava não suportar o Isaiah, mas Katie McGarry soube contar a história dele de uma forma que me levou gradualmente a percebe-lo e respeitá-lo, e até a ver que temos coisas em comum, mesmo que continue a não ser o meu personagem favorito. Já com a Rachel, eu identifico-me bastante, e estive sempre do lado dela, a torcer por ela, a fica zangada por ela...bem, vocês entendem. E eu acho que é para isso que as histórias servem, para nos fazer sentir, de tal modo que não conseguimos largar, nem parar até que os personagens tenham o resultado que eles, e nós desejamos.
Houveram muitas reviravoltas que me deixaram com palpitações, e como de costume, não sou fã do fim. Talvez nunca fique satisfeita com a maneira como as coisas acabam porque não quero que acabem. Mas sei que esta história não acaba aqui, porque Katie tem um talento enorme para introduzir subtilmente situações e personagens, e recuperar outros que já passaram, que fazem pontes entre os livros novos e os anteriores, e neste livro ela introduz novos personagens excelentes, e recupera um dos meus favoritos de Dare You To (o que, por muito feliz que me fez, foi uma viagem atribulada de pleno direito para mim), e eu confio nela para não os desperdiçar. E por isso espero continuar com esta série durante muito, muito tempo. =)


OK, se chegaram aqui, parabéns, que este post não deve sido fácil de ler, mas esta é das minhas coleções preferidas, por isso espero que tenham gostado do post e ficado com vontade de ler os livros.

Mais uma vez... HAPPPY HALLOWEEN!

xoxo

9 comentários:

  1. o primeiro deu me vontade de ler mas acho que por aqui nunca vi essas capas
    bjinhu*

    ResponderEliminar
  2. fiquei curiosa com todos mas mais o 1º :D
    bom fim de semana :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Okay, quando me dicidir a voltar a arranjar tempo para ler, a Katie McGarry vai ser de certeza uma autora a considerar :)
    Boa review!
    Parecem-me todos bons, mas sobretudo o primeiro despertou muito o meu interesse!

    ResponderEliminar
  4. Opá, adorei! Já estão traduzidos ou é daquele site que me falaste?
    Obrigada pelo comment no meu blog! <3

    Beijinhos xx
    http://beautifulnessbyhelendeadly.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tou a ler no tal site conforme vao saindo (neste momento so la esta o crash into you), mas se conseguires ler em ingles, se carregares nos nomes dos livros tens links para comprar =)

      ou entao, eu sei que o pushing the limits e o crossing the line existem no brasil tambem

      xoxo

      Eliminar
  5. R: está no catálogo 16 que é de dia 7 a 27 de novembro. Se quiseres, diz-me qual a pulseira que eu peço mais a caneta e guardo-te :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada! ♥
    Fiquei curiosa para ver os filmes!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Gostei do post =) Acho que já acrescentei mais livros à minha extensa lista de livros para ler, realmente não tenho emenda :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar