terça-feira, 26 de novembro de 2013

Leitura Recomendada: Ele Está de Volta (Er Ist Wieder Da) de Timur Vermes

Boa noite, espero que estejam bem. Eu... não faço ideia, acho que me estou a sentir um pouco desmotivada com a vida...não sei explicar de outra forma. Mas não estou completamente deprimida, o que é bom.

Hoje quero falar-vos de um livro que demorei muitissimo tempo a ler... porque a versão que eu li vinha em alemão.
"Ele Está de Volta", traduzido do alemão "Er ist wieder da" é uma sátira cómica de Timur Vermes. Nesta história, o personagem principal é Adolf Hitler, que acorda em 2010, mais de 50 anos depois da sua morte, e acaba a dormir no quiosque de um paquistanês, o  que o leva eventualmente ao mundo da televisão, onde faz sucesso como comediante no papel de... Hitler, pois ninguém acredita que ele +e o verdadeiro.
Eu desafiei-me a ler este livro porque ouvi falar bem por youtubers alemãs, e achei super engraçado, e uma boa forma de praticar e ficar mais incentivada para aprender alemão. Ele foi caro até dizer chega, mas é girissimo, com o seu design minimalista, tem capa dura, e tem uma fitinha preta para marcar a página, e páginas grossas.
Eu demorei um ano a ler, mais coisa menos coisa, mas na realidade terão sido uns seis meses, porque só comecei a ler com mais afinco no fim do verão. E apenas demorei tanto porque é em alemão e era preciso imensa paciência para ler na língua.
Eu gostei bastante da experiência, apesar de não ter percebido tudo a 100%. O humor deste livro é muito engraçado, porque não tem uma dimensão, mas várias: tem crítica social e politica, tem crítica do mundo do entretenimento, e depois tem as situações caricatas do dia a dia, que para nós são normais, mas para uma pessoa que supostamente morreu há meio século são estranhas, o que as torna caricatas, logo muito engraçadas.
Já existe uma versão em português, que está à venda na WOOK há uns dois meses, mas que eu não conheço, obviamente, e de qualquer dos modos, tendo em conta o meu grau de alemão, também não saberia avaliar a tradução. Mas fico um pouco curiosa para saber se eles adaptaram as piadas mais específicas à nossa realidade ou se se mantiveram fieis ao original.
De qualquer dos modos, eu gostei imenso deste livro, e adoro tê-lo na minha estante. Se ficaram com curiosidade, podem ler um excerto e encomendar AQUI. E se conhecerem alguém que goste muito deste tipo de humor, ou de política, até pode ser uma ideia para o Natal. =)

xoxo

12 comentários:

  1. Estou com imensa vontade de ler esse livro desde que o vi à venda! Fiquei apaixonada pela capa, é muito gira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fazes muito bem porque é muito engraçado! se fosse a ti a aproveitava agora o Natal para isso! e é muito engraçada mesmo a capa =)

      xoxo

      Eliminar
  2. Ui, alemão... não percebo uma única palavra. Mas foi sempre uma língua que não me fascinou. Porém, a história parece mesmo interessante e cómica. *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo! e agora em português não há desculpas!!!

      xoxo

      Eliminar
  3. Bem, sempre treinas o alemão! Fiquei curiosa com a história!

    ResponderEliminar
  4. O que interessa é ler e assim praticas-te e apreendes-te como se escrevem as palavras :)

    ResponderEliminar
  5. Eu não percebo nada de alemão haha! Mas deve ser uma leitura interessante :D

    ResponderEliminar
  6. Bem mas que corajosa, ler um livro em alemão? Pelo que percebi deves ter tido alemão na faculdade mas não é uma língua propriamente fácil e que pouco se pratica, por isso és mesmo uma valente, o bom é que vais praticando para não esquecer eheheh
    Sendo eu a preguiça em pessoa (para ler livros) por o que descreveste a historia parece ser interessante, pode ser que façam filme, eu ia adorar :D

    Bixuuuuuuuuuuss
    ***********

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu fiz 5 anos de alemao, dois no secundario e 3 na fac... e mesmo assim sou uma nodoa...
      filme eu adorava, mas provavelmente seria em alemao tambem!!!

      xoxo

      Eliminar
  7. Bem, é preciso ter coragem! Eu não percebo praticamente nada de alemão :p
    A história parece-me interessante mas, para mim, tem um defeito: mete essa personagem. E logo ai, o meu interesse morre! Mas lá está, é a minha radical opinião :p

    Beijinhos

    ResponderEliminar