quarta-feira, 26 de março de 2014

Leitura Recomendada: "Sol da Noite" de Sara Silva

Oi gente! Espero que estejam bem. A preguiça por aqui tem sido muita,  mas em compensação comecei a preparar um projeto especial para o blog, e posso dizer que a fase inicial está a correr bastante bem, à partida,

Hoje, pata não vos saturar de reviews de beleza, e porque o acabei recentemente, falo-vos de um livro muito especial que a maioria de vocês já conhece de ser tão falado aqui pelo blog.
"Sol da Noite" é o romance de estreia da minha amiga Sara Silva, publicado pela Chiado Editora. Ele é literalmente a história de uma vida, contada em retrospetiva pela sua protagonista, Leonor Santos, já na sua velhice, desde o momento que marcou a sua adolescência e que a levou até ali, passando por todos os acontecimentos que esse momento marcou e alterou na sua vida, e que fez dela o que é no momento em que nos conta a história. É uma história moderna, que retratava os tempos em que foi escrita, e não tendo passado assim tanto tempo, continua atual.

É sempre dificil avaliar algo quando temos a proximidade que eu tenho em relação a este livro, mas penso que o consigo fazer com alguma clareza. A primeira vez que o li, ainda em manuscrito, fui bastante critica nas minhas opiniões. Desta segunda vez, acho que consegui apreciar mais a história e a sua beleza, e alguma mestria.
Não vou negar que o livro não é perfeito em termos técnicos. Tem vários pormenores e gralhas que não me agradam, e a Sara sabe bem disso, mas ela compensa bastante noutras áreas.
A narração da Sara é muito própria dela, vacilando desde um relato analitico, quase cientifico, até a uma línguagem romântica, por vezes poética, sem que uma destoe em relação à putra.
O que eu mais gosto. no entanto, é da construção da história, que é feita de uma forma envolvente mas ao mesmo tempo abrangentem, que lhe permite contar um longo período de tempo, focando-se apenas nos períodos mais importantes, e dando todo o aspeto da cena, sem recorrer a longas descrições.
O que também me agrada, apesar de por vezes entristecer, é que esta é uma história realista, que podia realmente acontecer, e não um conto de fadas, em que tudo corre bem. E talvez seja isso que mais distingue este livro de outros do género.

Pode não ser uma obra prima, mas "Sol da Noite" é um belo trabalho, que vale a pena ler, para quem goste deste tipo de histórias realistas, um pouco ao estilo Nicholas Sparks mas com menos mel. =)

Se estiverem interessadas, podem encontrar este livro na Chiado Editora, na WOOK, ou esperar por novidades cá no blog!

Ah, já que falamos de livros, antes de ir queria lembrar, pela última vez no blogue, que têm mais 1 dia e algumas horas para ganhar este fabuloso livro:
Para saber como ganhar, carreguem AQUI.

xoxo

10 comentários:

  1. Adorei o facto de teres sido tão sincera quanto à tua opinião sobre o livro :) Aposto que eu ia gostar.
    Boa sorte para o projeto de que falaste ;)

    http://mykindofjoy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia! Fiquei muito curiosa! Obrigada pela partilha!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro ler, é dos meus passatempos favoritos. Não conhecia esse livro, mas gostei da tua opinião sobre ele e ja está na minha lista de aquisição. Obrigada pela partilha :)

    Beijinho, http://morningdreamsfree.blogspot.pt/

    Sofia Pinto

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia! Fiquei muito curiosa!

    ResponderEliminar
  5. Gostei do teaser, é mesmo o meu género :)

    ResponderEliminar
  6. Não sou fã de romances portanto não é um que procuraria ler :p

    ResponderEliminar
  7. Olá :)

    R: Muito obrigada :')

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Oh, eu ando descuidada com as minhas leituras, mas ando agora a ler José Rodrigues dos Santos. Desse livro já ouvi tu muito falar, até no Instagram meteste lá algo sobre a apresentação. :)

    ResponderEliminar
  9. Fiquei mesmo curiosa com o livro =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar