terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

TECH: Nokia X, a nova 'ovelha negra' dos 'Droids

Boa noite, espero que estejam bem. Eu hoje tive um dia produtivo, na minha opinião, apesar de ainda não o ter concluído, porque apesar de ser cedo ainda, sinto que já fiz tudo o que precisava e posso descansar, o que é fabuloso.

Hoje vou falar-vos de tecnologia, como aliás tenho vindo a fazer mais nos últimos meses. Esta semana, o mundo dos telemóveis e tablets 'aterrou' em Barcelona, e para quem gosta ou se interessa pelo assunto, o evento nunca poderia passar ao  lado.

Muitas marcas apresentaram os seus novos aparelhos na MWC 2014, desde Samsung, Huawei, LG e Sony, mas toda a minha atenção, e a razão porque sei sequer que o evento existe estava toda virada para a Nokia, mais precisamente para o Nokia X.
Ora bem, para quem anda a dormir e não liga a nada que não tenha 'i' ou 'Galaxy' no nome, a linha X é prima dos Asha, e é a primeira 'Android' da marca finlandesa... mais ou menos.

A verdade é que a Nokia foi comprada pela Microsoft, e assim sendo, por muito que eles queiram 'apanhar as marcas mais cool' *ahem*Samsung*ahem*, eles não podem ter o Android da Google. Então que têm eles? Android à Nokia, com uma pitada de Windows phone, como aliás dá para ver pela imagem.

Que quer isto dizer na prática? Bem, que basicamente tem um funcionamento ligeiramente esquisito, há quem diga que a lembrar os velhos Symbian, e que não tem Google Play, nem Google Chrome... e provavelmente há uma lista enorme de aplicações que não se podem instalar neste menino.

Ora isso, juntando ao facto de ele apenas tem um processador dual-core de 1GB, menos ainda do que isso em RAM, e 4GB de armazenamento, fazem dele tecnicamente pouco popular entre os experts. Adicionem uma camera de 5MP e um ecrã de 4 a 5 polegadas de baixa resolução (para o modelo XL, o mais avançado da linha) e na verdade este bebé não é nada de especial. Certo?

Bem sim, não é um topo de gama. Eu tenho um dos smartphones pré-históricos da Nokia, o E5, e na verdade ele já faz quase tudo o que este faz. Só tem a grande limitação do Symbian, cuja seleção de aplicações e as opções de conetividade são uma absoluta bosta. Que aliás foi o que mais me deixou de pé atrás quando ouvi dizer que este era parecido (alguém ainda há-de me esclarecer em relação a isso)

Mas, e tendo em conta as cores catitas, e as possibilidades que o XL parece trazer, para além de eu ser fiel à Nokia e de o preço estar previsto para ser bem aceitável, a única coisa que me demoveria de o por na minha lista para o Natal seria se ele fosse lento, como ouvi dizer, mas os primeiros videos parecem provar o contrário, se não vejam.

A minha única questão é: dá para ter Instagram? É que com a camera de 2MP na frente, seria bem melhor para selfies xD

A 109€, Pai Natal, pode ser um XL laranja?

xoxo

7 comentários:

  1. Olha que coisa mais bonita :D Em laranja é mesmo giro!

    ResponderEliminar
  2. O preço é bem simpático. parace bem giro. vamos lá ver se n desilude a nível de desempenho, bjinhos

    ResponderEliminar
  3. ele esta giro e eu quando andei para comprar um no natal andei a ver uns nokias assim parecidos
    bjinhu*

    ResponderEliminar
  4. Esse Nokia por acaso é bem giro.
    A Nokia costumava ser uma marca fantástica, vamos lá ver como será o desempenho desse ;)


    Beijinhos Grandes
    http://pinkstarnailsanastacia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. 109€? É bem apelativo :)
    MAs não estou a pensar em trocar de telemóvel tão cedo :p

    http://mykindofjoy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. O meu é SOny e também gosto dos Samsungs... Esse modelo nao me atrai muito lol beijinhos

    ResponderEliminar
  7. giro mesmo, meninas! e por este preço bem que era boa altura para eu trocar o meu pré-histórico... mas até eu poder se calhar ainda saem outros...se os srs. da Nokia quisessem dar uma melhoradela á linha até ao Natal agradecia-se!

    até porque, Lili, nem todas temos fundos para Sonys...

    xoxo

    ResponderEliminar