quarta-feira, 27 de setembro de 2017

EUROVISION COUNTDOWN | 25 Anos Atrás

Olá maltinha, espero que estejam bem. Hoje estou de volta com a minha contagem decrescente para a Eurovisão 2018, curiosamente no mesmo dia em que foram anunciados os autores a concurso para o Festival da Canção

O post anterior não correu como eu gostava, mas eu persisto. E como sexta-feira é o dia do meu 25º aniversário, pensei que este mês podíamos revisitar as canções do ano  em que nasci; 1992.


Eurovisão



A cerimónia foi em Malmo, na Suécia, e acreditem ou não, esta edição ainda é do tempo em que havia orquestras e maestros em palco. A vencedora foi a Irlanda, e penso que terá sido a última vitória do país, por isso começamos por eles - ou ela - mesmo.


Não posso dizer que esta balada, de nome "Why Me" me aqueça particularmente o coração, mas aparentemente  era moda na altura, e este é o estilo  tradicional dos irlandeses. Porque terá ganho não sei, mas o júri terá tido certamente  as suas razões.


Eurovisão



Redescobrir a canção que Portugal levou à Suécia nesse ano foi outra enorme desilusão. Eu ainda tive esperança que fosse uma Anabela, Sara Tavares ou Dulce Pontes. mas não tinha mesmo de ser a Dina, com o seu dispensável "Amor de Água Fresca". Meh.




Uma canção com bastante significado neste ano é a da Jugoslávia, a última participação antes da dissolução do país, que estava já em guerra civil. A canção é no dialeto sérvio, apesar de a única vitória do país ter sido 3 anos antes,  em croata. A música está longe de ser das piores do ano, mas os países que compunham a Jugoslávia têm, por norma, tido melhor sorte separados.




Eu sei que a maioria de vocês não percebe alemão, mas penso que na altura era obrigatório usar a língua nacional, e no estilo pomposo da altura, estes dois até levaram uma música com uma mensagem bonita. Dentro do que havia, é das menos más.



Interessante também é a figurinha que a Holanda lá foi fazer, depois de se ter ausentado. Mas no meio de tantas baladas, estes três moços são sem dúvida memoráveis.




A Suiça chamou também a atenção com esta música,,, jazz? Acho que o Sobral aprovaria. =)





E finalmente, não podia deixar de vos apresentar o "Dalidalido" - ou "Yamma, Yamma" dos Finlandeses. Assim todos falamos finlandês. não?

A nossa viagem por 1992 acabou, mas a Eurovision Countdown continua no próximo mês, com um novo tema.

Até lá!

2 comentários:

  1. Oh gostei tanto de recordar!

    Beijocas,
    Sandra
    www.tudosobretudon.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Eu tecnicamente não era nascida por isso nunca tinha visto...

      xoxo

      Eliminar