quarta-feira, 24 de outubro de 2018

DICA | Maquilhagem para foto de passe

Olá maltinha! Espero que estejam bem. Eu estou constipada - parece que vai ser a tendência para este Outono/Inverno.

Tendo em conta as mudanças que o meu corpo e o meu aspeto em geral têm sofrido ao longo dos últimos dois anos, eu decidi tirar novas fotos de passe esta semana para atualizar o meu CV e afins, e achei por bem aproveitar para vos mostrar a maquilhagem que fiz, deixando também algumas dicas para quem quer fazer o mesmo em casa.

Maquilhagem
Maquilhagem para foto de passe

Esta foto não é a que eu escolhi usar, mas sim uma das que foram descartadas de que eu gostei. Ela tem um pouco de edição - tal como a que eu realmente usei, claro - mas dá para perceber alguns dos erros que eu fiz.

Vamos começar por aí:
  1. Eu fui para a única divisão que tem uma parede branca e luz natural em que eu pudesse tirar a foto confortavelmente, no entanto, as fotos ficaram na mesma escuras, e a luz refletiu diretamente nos meus óculos, o que obscurece o meu olho e dá um ar menos profissional
  2. Não reparei que estava mesmo por baixo do puxador da cortina - isso  não seria um problema para alguém com  melhores dotes de edição, mas eu não os tenho  e a foto é cortada na vertical, o que quer dizer que o fio vai inevitavelmente ficar na foto
O que eu fiz certo:
  1. Olhar diretamente para a lente - a foto de passe não é para ser artística, é para vos verem bem e reconhecerem quando forem a uma entrevista ou algo do género, por isso devem olhar a camara de frente com confiança
  2. Usar uma camisola simples - Eu podia ter usado uma camisa, seria ainda melhor, mas uma camisola simples de decote subido funciona bem
  3. Boa postura - Eu podia ter ajustado a máquina para ficar um pouco mais na foto, mas eu estava direita, com boa postura, e isso causa uma boa impressão
  4. Usar o tripé - Um dos meus maiores erros em fotos anteriores foi não ter usado um tripé, porque a pessoa que está a tirar a foto vai sempre procurar o melhor ângulo para eles e para nós - o que podia ter ajudado com os óculos - mas assim a foto ficou completamente nivelada
  5. Maquilhagem - A cada foto que tiro uso menos maquilhagem,  e é o mesmo que faço nas entrevistas. A maioria das empresas quer pessoas arranjadas, mas não demasiado e eu pessoalmente só usaria maquilhagem no dia-a-dia se me fosse pedido, por isso uso apenas o suficiente para me dar confiança nas fotos
Vamos ver que maquilhagem usei então?

Maquilhagem
Maquilhagem foto de passe

Como disse, a tendência da minha maquilhagem neste momento é simplificar, por isso caprichei na pele com uma base em que confio (eu penso que a marca já não existe), um rimel castanho que dá bastante definição e dei um pouco de cor aos lábios com uma lip stain hidratante e um gloss.

Para cobrir as imperfeições e iluminar o olhar usei o Clarins Instant Concealer, que é muito pigmentado e eficaz e dei um pouco de definição às sobrancelhas com o gel da Makeup Revolution (parece que eles alteraram a embalagem desde que eu adquiri o meu).

A cor adicionei com a paleta de iluminadores Makeup Revolution Soph X que estou a testar. Usei a segunda cor de cima nos olhos, a primeira de baixo como um iluminador rosado e a última para atenuar a minha palidez, já que é definitivamente escura como iluminador em mim, mas funciona como um bronzeado natural.

Estes três produtos, que são a chave da maquilhagem, vocês podem encontrar na Notino. Os restantes são fáceis de substituir pela vossa base do dia-a-dia, um rimel castanho que várias marcas fazem, e um gloss rosa framboesa (este gloss para aumentar o volume também é da Avon, como o que eu usei,  que já não deve existir, e tem uma cor que parece semelhante).

Dicas
Antes e depois

Acho que aqui dá para perceber a diferença entre a minha foto de teste, sem maquilhagem e as fotos que tirei durante a sessão. Tenho um tom de pele mais uniforme e saudável. e apesar de parecer um pouco brilhante quando virada para a luz, o efeito é subtil quando estou  de frente para a objetiva.

Pessoalmente, estas são das minhas fotos preferidas que já tirei. Só tenho pena de não usar lentes de contacto ou pelo ter encontrado uma posição um pouco melhor, porque eu uso estes óculos da Firmoo há dois anos e adoro-os (são as lentes mais resistentes que já tive!). Infelizmente o reflexo é bastante óbvio, tal como a espessura das lentes que não me incomoda na vida real mas não abona muito nas fotos.

Isto tudo para vos dizer que é bem fácil tirar fotos de passe em casa se tiverem uma parede branca e um tripé ou conseguirem improvisar um. Depois é só ajustar a luz, cortar a foto em 3x4 (354x472px) e está pronta a usar.

Espero que tenham gostado e que o post vos tenha sido útil.

xoxo

17 comentários:

  1. Ficou uma maquilhagem bonita :)
    Eu este mês fui fazer o cc e fiz uma maquilhagem simples apesar que me deixaram horrorosa xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as fotos dos documentos são sempre fails...eu pessoalmente nunca sei para onde olhar =P

      xoxo

      Eliminar
  2. Odeio as fotos destes documentos ehehe! O CC tirei em 2014 e ainda não usava nem ligava a mauilhagem...Carta de condução outra desgraça ehehe
    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essas dos documentos não há muito a fazer...eles tiram como tiram e pronto =P por isso é que eu tiro em casa as que posso xD

      xoxo

      Eliminar
  3. Confesso que também não gosto nada, mas a tua ficou mesmo gira

    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tambem odeio tirar as do CC e isso porque sai como sai e eles não te deixam preparar...mas para o CV e isso podes tirar em casa e aí tens mais controlo sobre a pose, a luz, etc...

      xoxo

      Eliminar
  4. Muuuuito obrigado :D Creio que, para um primeiro desafio, não me saí nada mal... tirando o facto de ter percebido que auto-maquilhagem é uma cena muito à frente e que há muito para aprender ahahah
    oh, que pena :( o importante é que fiques bem!

    Ótimas dicas. Realmente nunca tinha visto as coisas desta forma!

    NEW BRANDING POST | HOUSE99: THE MALE CARE by DAVID BECKHAM.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabes que hoje em dia em termos de CV tudo conta, e a foto é cada vez mais importante...eu ando há anos à procura da foto perfeita e ainda não está bem lá, mas está mais perto!

      xoxo

      Eliminar
  5. Eu, confesso que, não tenho jeito jeito para a maquilhagem...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para este tipo de "evento" não faz muita diferença...desde que consigas fazer o suficiente para mostrares uma versão mais "polida" de ti, estás perfeita =)

      xoxo

      Eliminar
  6. Por acaso achei que a maquilhagem ficou linda! Linda, consegues tirar facilmente o fio com uma app simples de telemóvel como o picsart! Experimenta que vais conseguir!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, eu sei que o fio é relativamente simples, mas acho que era capaz depois de ficar obvio que tirei dali algo =P

      de resto, muito obrigada =)

      xoxo

      Eliminar
  7. obrigada =) eu gosto sempre de passar informação que descubro q vou aprendendo =)

    xoxo

    ResponderEliminar
  8. Fizeste uma maquilhagem muito bonita! Também tive que tirar uma foto destas recentemente e também tirei cá em casa, numa parede branca xD Gostei das tuas dicas!
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar