sexta-feira, 7 de junho de 2019

Então achas que tens ansiedade?

Olá maltinha, espero que estejam bem. Preparem-se para um post controverso. Vamos falar de ansiedade.

ansiedade

Hoje em dia toda a gente fala de ansiedade e diz que tem ansiedade e ataques de pânico. E atenção, eu não quero reclamar a doença só para mim mas faz-me confusão ver pessoas que parecem 100% controladas a toda a hora falar destas coisas.

Se me perguntam a mim, pessoalmente acho que a ansiedade é uma palavra da moda, tal como o stress ou a hiperatividade. Os miúdos são hiperativos porque verdade seja dita, não tem atividade suficiente em casa, e vêm estimulados da rua - ou simplesmente porque querem atenção que ninguém lhes dá. Isto é só a minha opinião.

A dita ansiedade das pessoas é, no meu ver, mais uma demonstração de stress que qualquer outra coisa. Todos nos sentimos nervosos em certas situações. Todos temos medos. Todos ficamos - cada vez mais - cansados da rotina e das exigências do dia-a-dia. Todos temos "bagagem" que nos condiciona e ambientes em que nos sentimos menos confortáveis.

Mas a maioria das pessoas sente isto pontualmente, ou apenas em certas fases da vida. Elas conseguem respirar fundo e acalmar-se, ou tomar um comprimido ou simplesmente " meter para dentro".

Eu não sou assim. 

Há pessoas que são viciadas  em cigarros,  outras em pastilhas elásticas, outras ainda em jogos de video.

Agora imaginem sentirem-se viciados em ansiedade. Estarem sempre nervosos e não conseguirem esconder., nunca conseguirem ver o copo meio cheio, sentirem-se ansiosos porque não está a acontecer nada - nem de bom nem de mal.

Isso tem um nome e chama-se ansiedade generalizada - e é realmente um diagnóstico dado por psicólogos. 

Do que é que eu estou a falar? De não conseguir estar calma, de sentir necessidade de ver problemas mesmo onde eles não  existem, de não conseguir controlar os meus comportamentos. De ser "uma homa relógio de ansiedade e fúria contida prestes a explodir" que nem um Psyduck, para quem percebe de Pokemon - o resultado do teste de personalidade dizia isto mesmo.

ansiedade


Cientificamente, os síntomas incluem:

  • Preocupações e medos excessivos
  • Visão irreal de problemas
  • Inquietação ou sensação de estar sempre "nervoso"
  • Irritabilidade
  • Tensão muscular
  • Dores de cabeça
  • Sudorese
  • Dificuldade em manter a concentração
  • Náuseas ou azia
  • Necessidade de ir a casa de banho com freqüência
  • Fadiga e sensação de cansaço constante
  • Dificuldade para dormir ou manter-se acordado
  • Surgimento de tremores e espasmos
  • Ficar facilmente assustado
Conhecem estes sintomas? Já os sentiram? Eu sei bem como são todos eles, e vocês? Já pensaram nisso? Conseguem imaginar viver assim, sentir isto tudo ao mesmo tempo, o tempo todo?

Por isso, volto a perguntar, a todos e cada um de vocês: achas que tens ansiedade?

Podem tirar todas as dúvidas neste artigo sobre Ansiedade Generalizada

xoxo



1 comentário:

  1. Invest with 200$ and get a returns of 5,000$ within seven business working days.
    Why wasting your precious time online looking for a loan? When there is an opportunity for you to invest with 200$ and get a returns of 5,000$ within seven business working days. Contact us now for more information if interested on how you can earn big with just little amount. This is all about investing into Crude Oil and Gas Business.

    Email: investmoneyoilgas@gmail.com

    ResponderEliminar