domingo, 10 de junho de 2012

Manual de sobrevivência de exames para meninas! xD

Olá! Espero que estejam bem. Eu hoje venho fazer o post de que falei no início da semana, o  "manual de sobrevivência para os exames", porque pelo menos uma menina pareceu interessada, e isso chega-me. Eu só queria fazer um aviso: não levem isto muito a sério. Alguns dos meus conselhos podem só funcionar comigo mesmo, e muitos deles são pouco ortodoxos. Foram avisadas.

Assim sendo, vamos falar de:

  • Hábitos de estudo
  • Estratégias de estudo
  • Alimentação
  • Comportamento no dia do exame
  • Roupa, calçado, acessórios e maquilhagem
  • Como estar no exame em si
Então vamos a isto:

Hábitos de estudo:
Eu não sou nem muito organizada nem muito baldas. Tento começar a estudar com duas semanas de antecedência se for possivel, mas não tenho um tempo fixo, e muitas vezes não estudo todos os dias, até porque alguns dias não dá mesmo. Eu não estudo o dia todo, a não ser que seja obrigada a isso. Prefiro escolher à volta de 3h que sei que vou ter bastante energia e atenção e tento aproveitar bem essas horas. Se vir que estou a ficar cansada ou com défice de concentração paro um pouco, vou à casa de banho, ou beber algo e depois vejo se continuo ou não.

Estratégias de estudo:
A mim é simples: escrever. Para mim ler ou sublinhar não chega. Além disso há estudos que provam que memorizamos melhor aquilo que fazemos. Ao escrever, estamos em movimento, e somos obrigados a estar atentos ao que estamos a ler. Além disso, ao fazer resumos podem ir fazendo formulações diferentes da matéria que depois podem usar no teste.
De resto bem...eu sou muito especial nos meus hábitos. Eu venho ao blog e ao Twitter a meio do estudo, como forma de descansar por uns segundos. E normalmente não consigo estar em silêncio, costumo ter a TV ou música ligados. Tem é de ser só uma, porque se não confunde-me LOL

Alimentação:
Se forem como eu, a época de exames é tudo menos ideal para fazer dietas. Eu, dentro de um minimo aceitável, deixo as regras de parte. Porquê? O stress dá-me para comer,e se eu já estou stressada, não quero ter a preocupação de tentar não comer. Os meus melhores amigos? Um café com sabor depois do almoço para dar energia, rebuçados para acalmar e entreter a boca (não sei porquê, mas a minha boca não pode estar parada, ou está a falar ou está a comer, e rebuçados sempre são melhores que comida a sério, se vocês tiverem algum controlo) e bebidas frias e doces - coca-cola, águas com sabores ou groselha - para refrescar a mente de vez em quando.

Comportamento no dia do exame:
Primeiro que tudo, se não conseguem estar na cama, não estejam, não ajuda.  E assim têm mais tempo para se prepararem com calma.
Amuletos de sorte nunca fazem mal a ninguém. Um doce ao pequeno-almoço ou almoço, dependendo da hora do exame, ajuda na vossa disposição e a acordar o cérebro, por isso, porque não?
O mais importante, eu acho, é não chegar nem muito cedo nem muito tarde. Eu sei que ninguém gosta de chegar atrasado, mas ficar à espera, especialmente se os outros estiverem a falar do teste ou da matéria, pode mexer com os vossos nervos. Se tiverem de esperar, o mp3 é o melhor amigo, para calar as vozes à volta, e para relaxar.
Ah, e só façam revisões de última hora se tiverem nervos de aço. =P

Roupa, acessórios, calçado e maquilhagem:
Aqui é uma questão de conforto e confiança. É importante que só façam o que têm tempo para fazer, ou seja. maquilhagem ou penteados muito elaborados podem não ser boa ideia.
Em roupa, eu pessoalmente evito decotes e saias, sobretudo no  Verão, decotes porque posso não ficar confortável e porque vou estar inclinada, saias porque as minhas pernas colam à cadeira e fico desconfortável. De resto vale praticamente tudo, para mim depende muito do dia. Eu prefiro quase sempre o conforto ao estilo, se tiver de escolher, mas não tenho nada contra quem faça o contrário,  se a pessoa se sentir bem assim e estiver com um ar decente. (Eu pessoalmente não gosto de ver micro saias e isso, mas cada um tem o direito a fazer o que quer e o que o deixarem)
Em termos de calçado eu 90% do tempo vou de ténis. Saltos não convém a não ser que sejam mesmo muito experientes com eles porque podem ter pressa, ou ter de procurar uma sala, ou subir escadas depressa...Eu poderia usar sabrinas, mas metade do tempo elas fazem-me bolhas nos pès, por isso evito para não ter de me preocupar com dores durante o  exame.
Acessórios. Menos é melhor. Colares compridos e pulseiras grandes ou com coisas penduradas são distrações e não dão muito jeito para escrever.
Maquilhagem...eu gosto de um bom lábio forte porque me dá confiança. Para mim, o ideal seria corretor, base em pó, rimel, solução de sobrancelhas, blush em creme e batom forte. No rosto eu usaria o minimo, porque podem haver reações que vocês não querem depois. Nos olhos idem, por causa de possiveis questões de nervos. Se calhar rimel à prova de água não era mal pensado. Experimentar coisas novas também não é grande ideia, pela mesma razão que a base pode não ser.

Mas quer dizer, o que importa mesmo é que estejam confortáveis e confiantes, por isso, o que devem fazer é procurar um conjunto de items que vos dê isso.

Como estar no exame em si:
Alerta. Depois de o exame começar vale tudo, menos copiar, de preferência. Mas estar atenta a tudo o que se fala é essencial, porque o professor pode tirar uma dúvida ou dar uma indicação que vos é útil, ou alguém pode pensar alto, quem sabe?
Não se sintam constrangidos. Se gostam de fazer o exame todo de uma vez como eu, sem rascunhos, sem pensar muito, não há mal, só quer dizer que estão preparados e concentrados. 
Já vos devem ter dito isto. mas não parem se ficarem presos numa pergunta, setiverem de se lembrar, vão lembrar mais tarde. Tenham cuidado com o tempo. Eu nunca preciso, mas sei de quem não acaba exames porque gere mal o tempo.
Ah, e sigam sempre o vosso primeiro instinto, a não ser que tenham a certeza que está errado. Em caso de dúvida, primeiro instinto. Raramente se engana. =P


E pronto, foi isto, espero que tenha ajudado alguém,  sorry por não ter fotos, não achei essencial.

Amanhã vou tentar fazer dois posts. Yap, tentar.

xoxo

7 comentários:

  1. Eu adorei o post! Beijinhos

    ecoutemoiregardemoi.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post, achei que é mesmo muito útil! :)

    ResponderEliminar
  3. eu tenho muita gente pa me tirar fotos o problema e que nao me sinto a vontade pa me fotografarem :S
    obrigada querida :DD
    beijocas

    ResponderEliminar
  4. Que tipo de produtos já usaste da Avon?
    Pode ser que assim possa publicar algo do teu agrado.

    ResponderEliminar
  5. Desculpa só aparecer por aqui hoje, ando muito aterefada. Uma pausa para vir ler este post deu-me outra motivação, muito boas dicas :) adorei e obrigada por atenderes ao meu pedido :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. de nada =) eu tento responder aos pedidos se forem educados, sérios e faziveis =)

      xoxo

      Eliminar