sexta-feira, 30 de maio de 2014

O carro que conduz sozinho...

Boa tarde! Espero que estejam bem. Se não, pensem que a semana já está a acabar xD

Como devem ter percebido, esta semana ando numa de variar os temas, e desta vez, o post é sobre um avanço tecnológico curioso, mas é também bastante pessoal...

Quem lê o blog há algum tempo, já deve ter percebido que eu adoro carros, sobretudo os de aspeto mais vintage e fofinho, como são o caso dos Carochas e dos Fiat 500.

Mas infelizmente, como podem ou não já ter reparado, eu vejo mesmo muito mal. Eu não gosto de falar nisto, até porque no dia-a-dia já não sinto tanto, mas eu sou praticamente cega do olho direito, e não vejo para os lados. Ora, isso impossibilita o meu sonho de ter o meu próprio Carocha, pois não posso tirar a carta de condução.

Mas talvez nem tudo esteja perdido!

Esta semana estava a trabalhar e dei de caras com uma notícia sobre estes meninos. Esta coisinha fofa é um protótipo da Google, daquilo que eles esperam que venha a ser um carro auto-conduzido: um carro sem volante, pedais ou mudanças, que conduz sozinho, através de sensores e computadores, sem intervenção humana. 

Se por um lado estes carros de dois lugares,  apenas com um botão para arrancar e outro para parar e um monitor para ver o caminho, perdem alguma piada por não serem comandados manualmente, por outro, são mais confortáveis e espaçosos, e abrem um novo mundo de possibilidades para pessoas que como eu, não poderiam conduzir um carro normal, pois os sensores detectam objetos e obstáculos na estrada que eu não conseguiria ver.

Eu acho este tipo de projetos fabuloso, pois possibilita a pessoas como eu, e outras com deficiencias maiores, alcançar alguma autonomia e liberdade. Só tenho pena que o projeto piloto seja limitado à California, ou estaria já a mandar mails para a Google.

Que acham?

xoxo

10 comentários:

  1. Olha ai está uma coisa super interessante! Por acaso não estava a par disto! Espero que passe do protótipo e chegue à fase de comercialização pois tenho a certeza de que iria ser útil para muita gente!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. eheh ainda tenho sérias dúvidas sobre estas coisas

    ResponderEliminar
  3. eu por acaso vi hoje nas notícias esta novidade! até achei piada xD

    beijinhosss

    ResponderEliminar
  4. Um dia será possível!:-) e eu também vou querer um! :-)
    Jokas

    ResponderEliminar
  5. Já tinha visto esta noticia! :D

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Por acaso, já sabia da existência desse carro e, de facto, é uma excelente invenção! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. R: awwww que fofinha obrigada :')

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho um fiat 500 :) também vi no telejornal e já tinha visto pela internet. É realmente muito interessante, principalmente para quem tem dificuldades de visão :)

    ResponderEliminar