sexta-feira, 30 de maio de 2014

O carro que conduz sozinho...

Boa tarde! Espero que estejam bem. Se não, pensem que a semana já está a acabar xD

Como devem ter percebido, esta semana ando numa de variar os temas, e desta vez, o post é sobre um avanço tecnológico curioso, mas é também bastante pessoal...

Quem lê o blog há algum tempo, já deve ter percebido que eu adoro carros, sobretudo os de aspeto mais vintage e fofinho, como são o caso dos Carochas e dos Fiat 500.

Mas infelizmente, como podem ou não já ter reparado, eu vejo mesmo muito mal. Eu não gosto de falar nisto, até porque no dia-a-dia já não sinto tanto, mas eu sou praticamente cega do olho direito, e não vejo para os lados. Ora, isso impossibilita o meu sonho de ter o meu próprio Carocha, pois não posso tirar a carta de condução.

Mas talvez nem tudo esteja perdido!

Esta semana estava a trabalhar e dei de caras com uma notícia sobre estes meninos. Esta coisinha fofa é um protótipo da Google, daquilo que eles esperam que venha a ser um carro auto-conduzido: um carro sem volante, pedais ou mudanças, que conduz sozinho, através de sensores e computadores, sem intervenção humana. 

Se por um lado estes carros de dois lugares,  apenas com um botão para arrancar e outro para parar e um monitor para ver o caminho, perdem alguma piada por não serem comandados manualmente, por outro, são mais confortáveis e espaçosos, e abrem um novo mundo de possibilidades para pessoas que como eu, não poderiam conduzir um carro normal, pois os sensores detectam objetos e obstáculos na estrada que eu não conseguiria ver.

Eu acho este tipo de projetos fabuloso, pois possibilita a pessoas como eu, e outras com deficiencias maiores, alcançar alguma autonomia e liberdade. Só tenho pena que o projeto piloto seja limitado à California, ou estaria já a mandar mails para a Google.

Que acham?

xoxo

10 comentários:

  1. Olha ai está uma coisa super interessante! Por acaso não estava a par disto! Espero que passe do protótipo e chegue à fase de comercialização pois tenho a certeza de que iria ser útil para muita gente!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. eheh ainda tenho sérias dúvidas sobre estas coisas

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas parece bastante útil!!

    Blog | Facebook |

    ResponderEliminar
  4. eu por acaso vi hoje nas notícias esta novidade! até achei piada xD

    beijinhosss

    ResponderEliminar
  5. Um dia será possível!:-) e eu também vou querer um! :-)
    Jokas

    ResponderEliminar
  6. Já tinha visto esta noticia! :D

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Por acaso, já sabia da existência desse carro e, de facto, é uma excelente invenção! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. R: awwww que fofinha obrigada :')

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho um fiat 500 :) também vi no telejornal e já tinha visto pela internet. É realmente muito interessante, principalmente para quem tem dificuldades de visão :)

    ResponderEliminar