sexta-feira, 11 de julho de 2014

Leitura: "(A)Casos do Amor" de Quim Mil-Homens

Olá maltinha! Tudo bem? Eu estive cheia de energia hoje de manhã, agora estou a tentar descansar e relaxar um pouco, mas estou um bocadinho triste, porque aparentemente perdi um ou uma seguidora ao início da tarde. Não é por nada de especial, se fosse a seguir a um sorteio era natural, mas quando acontece assim de repente, uma pessoa fica a pensar o que terá feito ou deixado de fazer para que essa pessoa deixasse.

Mas pronto. Tritezas não pagam dívidas e eu não vos maço mais sobre isso. Embora a review do livro de hoje também seja capaz de ser maçadora. =P

Lembram-se de eu ter recebido já há largos meses um livro enorme da Chiado Editora? Se não se lembram, ao verem a capa abaixo podem lembrar-se. Eu demorei imenso a ler por ele ser enorme, e porque não sei, custa-me a ler livros em papel... e talvez pela história também, confesso.

"(A)casos do Amor" é um romance de amor/suspense de Quim Mil-Homens, publicado pela Chiado Editora em 2014. Ele passa-se no Exército, e revolve em torno de um militar contratado, Tomás Gregório e as peripécias da sua vida durante uns anos. Eu confesso que quando li a sinopse, pensei que seria algo muito diferente, que seria tipo uma história daquelas sensuais de amor proibido e tal e coisa, porque na minha cabeça foi isso que eu li. Mas não é nada disso.

Eu acho o livro exageradamente longo, primeiro que tudo. Acho que o autor por alguma razão decidiu adicionar, e adicionar e adicionar... e não percebi porquê, porque a certa altura torna-se repetitivo e redundante. E depois tem também imensos personagens, e o autor passa o livro todo a inventar mais para adensar a história... e criarcasais. Aliás esse é um dos meus maiores problemas com o livro, ter tantas relações e poucas delas serem desenvolvidas. Só no início, tipo primeiras 100 páginas, o personagem principal tem umas 5 relações diferentes que pouco mais de um capítulo duram, e eu pessoalmente acho desnecessárias.
A parte que eu mais gostei do livro foi o meio, em que a história está um pouco mais calma, e o autor deixa de se concentrar tanto nos romances e começa a introduzir mais sobre a vida militar, as missões, o dia-a-dia, que eu achei bastante interessante e eventualmente introduz um mistério, que apesar de óbvio, até nem está mal construído. O problema é que isto não dura muito, e para o fim a questão das relações volta, e depois  há uma mudança drástica, e ele lança um novo mistério que é mais ou menos como o outro, mas diferente, e que tem uma resolução na minha opinuão mal resolvida e não sei...

Até nem seria um mau livro, se fosse o que eu percebi da sinopse, que é a vida de um casal e dos seus amigos, no Exército, como é a parte central do livro, e se isso tivesse sido bem explorado, mas acho que o autor tentou fazer demasiadas coisas, e para mim não resultou, infelizmente.

Conheciam este livro?

xoxo

9 comentários:

  1. Não conhecia este livro mas também depois da tua opinião acho que não me aventuro na sua leitura!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia querida :)


    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia mas acho que não vou ler, gosto de livros com descrições extensas mas não daqueles que acrescentam tudo e mais alguma coisa para encher :/
    Não fiques desanimada com a perda de leitores, tens um ótimo blog :D

    ResponderEliminar
  4. não conhecia ;)

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá, eu já conhecia, e ao contrário da TehTeh, gostei muito da história, concordo com ela quando diz que a parte mais interessante é a parte em que o autor desenvolve as atividades militares e o dia a dia das personagens em detrimento dos romances.
    Acho que apesar de ser bastante extenso o fim foi muito corrido, e aconteceu tudo rápido demais. Consegui compreender a questão de serem muitos personagens, pois num quartel existe uma imensidão de gente que se relacionam uns com os outros quase como família, daí existirem tantas personagens na trama, e só alguns terem direito a um desenvolvimento maior. Não conhecia o autor e julgo que será a sua primeira obra, mas fiquei com alguma vontade de que ele volte a editar outra história, pois como disse no início gostei muito deste livro.

    ResponderEliminar
  6. Alakazin, obrigada pelo comentário. eu percebo, mas acho alguns relacionamentos e a introdução de certos personagens forçada, e por mim, provavelmente a história teria acabado no fim do primeiro mistério, já acho o segundo excessivo e 'mal contado'... mas são opiniões claro

    xoxo

    ResponderEliminar
  7. TehTeh, claro que sim, e ainda bem que cada pessoa tem a sua opinião... Quanto aos mistérios, eu não entendi como sendo dois diferentes mas a continuação de uma mesma situação, concordo consigo em relação ao segundo estar "mal contado", pois aquela personagem final apareceu sem qualquer explicação, tive de voltar atrás (ao principio mesmo) para ver que o autor já tinha falado dela...(muito ao de leve é verdade), por isso achei que o final deveria ter sido mais elaborado. Mas tendo em conta que a história já estava tão grande e com tantos detalhes, talvez o autor tivesse decidido acabar assim, (realmente o fim deixou-me um bocadinho frustrado). Resolvi responder pois ainda não tinha encontrado ninguém que já tivesse lido e quando vi o seu comentário, assim meio que depreciativo, achei que devia escrever qualquer coisa, pelo menos para dar hipótese a que conheçam uma história que eu gostei tanto... Mas como a TehTeh diz, são opiniões...
    Beijos

    Alakazin

    ResponderEliminar
  8. Eu desconhecia! Mas por acaso não fiquei com curiosidade em ler.

    Beijinhos

    ResponderEliminar