sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Os meus cinco cêntimos sobre a validade dos cosméticos

Olá meus meninos e meninas. Espero que estejam bem.  Eu tenho de avisar que o post de hoje vai ser controverso, e que se não querem ler algo que vai muito provavelmente contra a vossa opinião ou aquilo que sabem, talvez este post não seja indicado para vocês.


Hoje vamos falar sobre aquela coisa engraçada que é a validade dos cosméticos. Por vezes eu tenho ideia que nós - as bloggers e youtubers - somos as melhores amigas (muito mal tratadas, por sinal) da indústria dos cosméticos. Não por mostrarmos e recomendarmos montes de produtos, mas sim porque repetimos tudo aquilo que nos ensinam, e acabamos por convencer toda a gente a acreditar nisso.

Quantas vezes vocês não ouvem 'eu vou usar o dedo anelar porque é o que tem menos força', oiu eu gosto mais de ver assim - que é exatamente como toda a gente usa?? Isso são alguns casos que me ocorrem e que mostram bastante obviamente que nós não 'pregamos' coisas que sabemos ou em que acreditamos, mas que nos são incutidas por outros.

O mesmo acontece com a história da validade dos produtos de cosmética, algo que aparentemente está novamente a voltar à baila, como acontece de tantos em tantos meses.


Antes de mais, eu não quero ofender ou apontar o dedo a ninguém, mas a verdade é que não acredito nesta história das validades.

Honestamente, quantas de vocês acabam um batom ou o deitam fora depois de um ano??? Ou deita as paletas enormes e caras de sombra ao lixo??? Eu diria que quase ninguém,

Eu sei que a larga maioria das pessoas não é como eu, que se usar base 1 vez por mês já estou acima da minha média, e por isso percebo que esta questão não se ponha à maioria de vós, mas eu uso as minhas bases (todas por sinal) há cerca de 2 anos ou mais, e não é por isso que tenho mais borbulhas ou assim.

Não troco os meus rimeis a não ser que ache que já estão demasiado secos, e não tenho problemas maiores de olhos.

E, choquem-se, estou neste momento a tentar acabar com  uma torre de glosses que tem com certeza mais de 10 anos... para mim estão exatamente como me lembro deles, apesar de talvez menos pegajosos...

E depois, mais uma vez não sei se sou a única, mas tive um tempo em que recebia restos de coleções de maquilhagem de perfumarias, muitas delas em forma de testar e já umas temporadas atrasadas... e estavam boas. Não me admiraria que muitas funcionárias levassem testers descontinuados para casa. E a verdade é que ninguém fica pior por isso.

Para mim, isto das validades é mais uma treta feita para nos obrigar a deitar fora produtos meio usados e comprar mais. E não sou a única a pensar assim. Aliás, há provas de que existe muita maquilhagem com mais de 3 e 4 anos fora de validade que está cientificamente boa. Eu li artigo que dizia precisamente isso.

Isto tudo apenas para vos dizer... a maquilhagem está estragada quando vocês acham que está. Quando mudou a cor, o cheiro ou a textura. Quando já não a conseguem usar. Não quando alguém na internet disse.

Vamos parar de ser ovelhas e papagaios, sim?

Bom fim-de-semana, podem começar a atirar as pedras xD

xoxo

24 comentários:

  1. Eu concordo ctg. Eu após um ano, não vou deitar fora algo que ainda está bom (aos meus olhos). Mas existe aquela questão do cheiro.. a ranço (por exemplo que acontece em batons.. bases) e aí, lixo! Ou aquelas bases que ganham água.. é lixo também!
    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  2. Eu não deito nada fora, excepto se mudar a textura ou o cheiro. Mas não me sigo pelo prazo de validade.
    THE PINK ELEPHANT SHOE | INSOMNIA BIJU GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  3. Hehe! Eu gostei muito do post! E concordo contigo!
    Sabes que eu nas reviews coloco sempre o prazo de validade dos produtos mas é um elemento meramente informativo, não deito nada fora enquanto acho que está bom e se não estiver bom a textura ou o cheiro mudam e dá para ver perfeitamente.
    Ainda ontem mostrei no Top5 dos batons um baton da Avon que já devo ter há uns 5 anos e está perfeito!
    Desculpa o testamento!! Beijocas e Bom Fim de Semana!
    ;D
    ******

    ResponderEliminar
  4. Eu também só deito fora quando muda qualquer característica do produto :)

    Beijinhos,
    Joana Freitas

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho exactamente a mesma opinião que tu! :) Só deito as coisas fora quando acho que estão estragadas. Olha, as máscaras de pestanas eu ainda tento dilui-las para prolongar o seu tempo de vida útil. Sinceramente, acho que só dou alguma importância à data de validade dos produtos naturais (porque são formulados com menos conservantes) e dos artigos faciais (que têm propriedades que acabam por se perder com o tempo).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu tinha que comentar hoje, se não acho que morria xD O que eu me ri com o teu post!
    Tu sabes que eu sou picuinhas quanto a produtos de olhos (em creme ou líquidos), por isso troco de máscara de pestanas a cada 3-4 meses estando elas ainda boas. Só que lá está, sou propensa a infecções oculares e tem mesmo que ser antes que acabe com uma nova infecção. Mas isso é um problema que tenho, porque acredita que se não o tivesse não fazia isso.
    Quanto ao resto é a locura! Bastou ver que tive que pôr um blush para o lixo porque virou pedra de tão velhote xD Desde que não mude de textura, ou cheiro por mim está tudo ok. Tenho é muito cuidado e de 2 em 2 meses desinfecto tudo com álcool a 70%.

    Agora reparo que há montes de gente que diz que quando passa a validade põe as suas nakeds para o lixo. Eu mesmo acredito (not)! Acho que só o dizem, porque parece chique :p

    Beijinhos e desculpa o testamento

    ResponderEliminar
  7. olha eu nunca deixei nada passar o prazo xD acaba por ser partir ou por perder portanto LOOL

    ResponderEliminar
  8. Eu não ligo nada a isso da validade, também acho uma treta aliás só à pouco tempo que que soube que têm validade mas só deito fora quando vejo que está estragado.
    Ainda bem que alguém é da mesma opinião que eu :)
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Muito sinceramente eu ponho fora as coisas de maquilhagem, cremes e afins se mudarem de textura, cheiro, secarem e por aí...

    ResponderEliminar
  10. Eu também nunca liguei à validade desse género de produtos. Concordo contigo :P ainda por cima no que toca às máscaras de pestanas, comigo duram beeem mais que 3/4 meses.
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Concordo a 100% contigo! É um grande desperdício meter maquilhagem ao lixo quando ainda está boa e andam com aquelas tretas que depois dos 6 meses ta fora do prazo! Só não devemos usar maquilhagem que tenha mudado de cor, de textura, de cheiro... enfim...
    Adorei o post xD

    beijinhosss

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo, há glosses que eu tenho há mais de 6 anos e estão ótimos! Não deito nada fora sem achar que já não está em condições! Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt | facebook | tumblr

    ResponderEliminar
  13. Concordo ...

    Mal de mim se comprar algo e deitar fora 6 meses depois so porque o frasco manda !
    Batons , os unicos que acabo sao os de cieiro !
    Sombras , tenho tantas e ainda nem uma acabei ....

    Deito fora , apenas se alterar , ou ja nao usar....
    De resto ? Nah.... tenho tudo bem arrumado e fora da humidade !

    ResponderEliminar
  14. Eu não percebo nada de maquilhagem, no entanto numa formação que tive, uma maquilhadora profissional disse-me que o meu rimell já estava estragado, notava-se pelo cheiro. e eu pronto deitei fora, mas como só usava rimell uma vez por festa não me preocupei mais com isso. Agora eu não tenho opiniao acerca desse assunto até porque não tenho experiencia na área...

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Não podia concordar mais contigo! Há que ter senso crítico para tudo, principalmente neste mundo dos blogs onde tudo e todas e são experts em todos os assuntos... Eu cá só tiro fora makeup quando já não serve mesmo, quando as propriedades mudam ou mesmo quando sinto que ficam diferente nas pele. Com tanto batom, seria bonito se os deitasse fora passado 1 ano (então aqueles batons que só nos custam os olhos da cara...)
    Beijinhos xx

    ResponderEliminar
  16. Ainda assim os cosméticos deviam trazer todos o prazo de validade, pelo menos servia como referência..o que não acontece.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Concordo contigo, quase nunca ligo a isso.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Bolas, finalmente encontrei alguma pessoa que pensa da mesma maneira que eu (agora pelos comentários já vi que somos mais).
    Eu não uso base todos os dias e ela ainda foi cara... não a vou deitar fora só porque passou um ano (ainda que ela esteja boa e me pareça igual a sempre).
    Muito bom post.

    Beijinhos

    ecoutemoiregardemoi.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. ui eu uso coisas à tantos anos, nem tinha pensado nessa da validade xD
    Claro que existem vernizes que ficam claramente piores passados uns anos, mas uns largoooos anos.
    Tive uma base que durou 3 anos.
    Enfim, não deito nada fora até ter acabado ahah dinheirinho fora, nem pensar

    ResponderEliminar
  20. não tenho grande opinião formada sobre isto.. eu cremes e assim evito usar para além da validade, sei lá o que me vai fazer à pele, então prefiro não arriscar. mas sombras, blushes e assim uso sem sequer me lembrar do tempo que têm, é que duram imenso e nunca me ocorre pensar nisso!

    ResponderEliminar
  21. R: pois eu comecei a jogar agora porque com o pc novo aguenta muito bem o jogo :)

    *Beiijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Também nunca liguei a isso da validade, só mesmo quando se vê com os próprios olhos uma alteração no produto, tal como referiste. Basicamente e desculpa o termo, estou-me a cagar para a validade, uups!
    millions-of-diamonds.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Olha, sou como tu, tenho prali batons com meio século de existência e que ainda estão ótimos (para mim). Quanto a bases e afins não sei porque não uso nada, e rimel compro mas sou capaz de usar uma vez por mês se tanto e não secam ao fim de 4 meses, mas enfim.. O que interessa é que não hajam reacções da nossa pele e o resto é conversa !

    ResponderEliminar
  24. isso é quase como os iogurtes que mesmo passando do prazo ainda estão bons por algum tempo. Mas tudo o que seja texturas em creme deve-se ter mais cuidado por serem mais susceptíveis a apanhar bactérias :)

    ResponderEliminar