quarta-feira, 25 de março de 2015

FATBUTFIT #1: Disco vs. Kettlebell - AJUDA!!!

Olá maltinha! Espero que estejam bem. Eu hoje estou a começar o que espero venha a ser uma espécie de rubrica aqui no blog. No entanto, para o primeiro post, em vez de vos contar algo, venho  pedir ajuda.

Não sei se viram os anúncios, mas março é o mês do fitness na Sport Zone, e portanto aqui a vossa amiga achou que era a altura ideal para se deixar de tretas e investir nalgum equipamento para tentar tornar-me mais ativa e em forma.

Começando pelo mais básico, claro.

AQUI
Passei na loja, segundo me tinham dito e eu tinha investigado, e adquiri um tapete de yoga por 2.50€. Para além de pequenas sessões de abdominais e flexões, o meu treino básico desde sempre, tenho estado a procurar no YouTube treino básico de yoga e força e tonificação do tronco, que é o que mais me interessa de momento (depois posso partilhar, mas tenho de constituir uma rotina primeiro).

No entanto, o meu objetivo maior, para além de tentar perder algum peso e ganhar energia, é ganhar resistência, e isso para além de cardio, pelas minhas investigações, implica usar pesos.

AQUI

Eu quero uma Kettlebell. Porque engracei com elas, porque estão na moda, e porque me parecem o tipo de peso adequado para aquilo que eu pretendo, que não é fazer musculação mas sim tonificar e ganhar força.

Quando estive na loja peguei nesta, a mais leve e barata que havia, e achei que era confortável para mim, mesmo com uma mão. Por norma o meu limite com ambas as mãos serão os 5kg, que é o peso de um garrafão de água. (só com uma custa-me bastante).

O problema é que eu não tenho a certeza se devo começar com o peso com que já me sinto confortável ou passar logo para o seguinte - 4, 5 ou 7.5kg. E depois, se eu eventualmente começar a ficar confortável com esse peso... o que faço depois? Tenho de estar sempre a comprar e vender equipamentos?
AQUI
Depois há os discos...eu vi-os lá, e peguei no de 1kg, acho eu e foi na boa, mas antes tinha pegado neste, acho eu mais uma vez, de 2kg, e achei pesado...parece que o peso nos discos é mais pesado... será possivel?

Além disso, eu sei que em termos de função são semelhantes, nas prefiro a configuração das kettlebells...embora os discos sejam mais acessíveis.


O que eu queria saber é se há aí alguém que tenha experiência com ambos e que me possa dar umas dicas sobre as diferenças entre ambos, o que é melhor para qiê e como saber qual é o melhor peso para mim.

Podem ajudar??

xoxo

PS: Devia haver um 'programa de troca de pesos', que permitisse ir à loja trocar quando se chegasse ao limite e pagar só a diferença para o peso seguinte, ou pelo menos que eles ficassem com eles e abatessem parte do preço... isso existe??



22 comentários:

  1. Tenho um tapete igualzinho a esse! :b

    A loja dos M&M's devia ser a nova loja a abrir cá :D

    ResponderEliminar
  2. Pois, não faço a mínima ideia :/ No trx treino com o peso do meu próprio corpo, por isso não percebo nada disso!

    r: Não precisavas de ter medo, que está tudo atirado lá para trás xD

    Tenho sim!:)

    ResponderEliminar
  3. Não faço ideia, estou a zeros nesses assuntos... Sorry! Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt | facebook | GIVEAWAY

    ResponderEliminar
  4. Em vez de pesos porque é que não optas por comprar uma barra e discos.? Começas pelos discos mais leves e depois vais adicionando conforme o que procuras! :)
    Eu tenho pesos e arrependo-me, o meu namorado usa o método dos discos e é muito melhor (claro que de vez em quando aproveito-me e uso-os :p)
    Espero ter ajudado! :)
    xoxo

    The Insomniac Owl Blog | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  5. Adorei o teu blog!! Visita o meu e se gostares segue <3 http://1100days.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. eu utilizo os discos no ginásio e dou-me super bem com eles, há uma imensidão de exercícios a fazer com eles :D

    ResponderEliminar
  7. Eu não tenho experiência com nenhum dos equipamentos, mas tenho quase a certeza que os discos te permitem fazer mais exercícios.
    Quanto aos pesos, é normal que o teu corpo se vá habituando. Eu no ginásio, ando sempre a aumentar. Mas se querer que te diga, não sei se é ou não eficaz continuar a trabalhar com aquele em que já nos sentimos confortáveis.

    Beijinho
    http://dcidadedopecado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. eu detesto exercício físico, só mesmo caminhadas :P

    ResponderEliminar
  9. very nice :)

    http://sbr-fashion-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Não te posso ajudar pesos não é comigo mas o disco não me parece nada confortável de usar...

    http://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Pela expriência que tenho (em ginasios) (voltei a fazer bodypump - que é com pesos) deves começar com um peso que estejas habituada.. e só depois é começas com pesos mais pesados.. não podes começar já pelo topo.. tens que ir subindo.. o teu corpo vai reagir. vai doer dia apos dia.. (que é bom).
    quanto ao mudar de peso.. (o que fazer com os pesos antigos) não sei se tens uma decathlon perto de ti, mas eles de vez em quando fazem troca-vendas.. ou seja,a pessoa (ex: tu) levas os teus pesos à lojas e colocas um preço e pões à venda.. não perdes nada..
    O tapete é um bom investimento.. é barato e serve para todos os exercicios!
    Quanto a esses pesos, o 1º nunca utilizei. O 2º é fixe, dá para fazer imensos exercícos (pesquisa online). Eu normalmente uso dumbbells (um em cada mao - e depende dos exercícos uso 3, 4 ou 5 kgs)
    TUDO que precisares nesta área, estou disposta a ajudar.. não é que seja um especialista.. mas não sou lerda de todo :) :)
    Um beijinho grande e bons treinos!

    ResponderEliminar
  12. Pela experiência que tenho deves começar com um peso confortável até para evitares lesões. Conforme os teus músculos se forem adaptando é realmente conveniente aumentares a carga. Nunca usei os primeiros os segundos já e são bastante versáteis.
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Quanto a escolher entre o disco e o kettlebell não sou a melhor pessoa para ajudar. Os unicos discos que usei foram aqueles de colocar nas barras e kettlebell usei, mas não é aquele amor. Eu se largasse o ginásio e fosse comprar pesos, provavelmente preferia investir em halteres daqueles que dão para trocar os dicos e regular o peso. O que fazes com o disco e com o kettlebell também fazes com halteres. Já a questão do peso é 50:50. Tem de ser um peso com o qual te sintas suficientemente confortável para fazeres as repetições necessárias para cada exercicio dentro da postura corporal necessária para fazeres os exercicios bem sem te lesionares, mas não confortável ao ponto de acabares o exercicio sem a sensação de que te esforçaste. Normalmente com o peso certo fazes bem as seriee supostas, mas nas ultimas duas, tres repetiçoes de cada serie de exercicios sentes que tens de te esforçar mais (mas sem dar esticões ao corpo).

    Beijinhos!

    Carolina | [en] joy. by C.

    ResponderEliminar
  14. Quanto a escolher entre o disco e o kettlebell não sou a melhor pessoa para ajudar. Os unicos discos que usei foram aqueles de colocar nas barras e kettlebell usei, mas não é aquele amor. Eu se largasse o ginásio e fosse comprar pesos, provavelmente preferia investir em halteres daqueles que dão para trocar os dicos e regular o peso. O que fazes com o disco e com o kettlebell também fazes com halteres. Já a questão do peso é 50:50. Tem de ser um peso com o qual te sintas suficientemente confortável para fazeres as repetições necessárias para cada exercicio dentro da postura corporal necessária para fazeres os exercicios bem sem te lesionares, mas não confortável ao ponto de acabares o exercicio sem a sensação de que te esforçaste. Normalmente com o peso certo fazes bem as seriee supostas, mas nas ultimas duas, tres repetiçoes de cada serie de exercicios sentes que tens de te esforçar mais (mas sem dar esticões ao corpo).

    Beijinhos!

    Carolina | [en] joy. by C.

    ResponderEliminar
  15. Olà fofa.
    Entao pelo q eu percebi tu nao sabes, se hades pegar nos discos ou nas kettlebells. Bem, isso depende deque exercicios tu queres fazer.
    As kettlebells sao boas quando tu fazes por exemplo push-ups. Os discos sao bons para fazeres Bodypump por exemplo.
    Jinhos

    www.nissimendes.ch

    ResponderEliminar
  16. R.: Sim! Eu percebi! Daí ter falado em halteres e não na barra :p algo assim

    https://www.sportzone.pt/desporto/ginasio-fitness/acessorios/musculacao/4869347-new-fit-kit-halteres

    ResponderEliminar
  17. R.: Sim! Eu percebi! Daí ter falado em halteres e não na barra :p algo assim

    https://www.sportzone.pt/desporto/ginasio-fitness/acessorios/musculacao/4869347-new-fit-kit-halteres

    ResponderEliminar
  18. R.: Opah, eu não acredito que te ando a fazer dois comentários de cada vez! Desculpa é do blog! Sim, aquele é só um. Depois tens a possibilidade de comprar dois e no caso de exercicios de braços fazer com os dois ao mesmo tempo ou então fazes de um lado e depois do outro. E em coisas em que so precisas de um peso usas só um. E tem a vantagem de poderes regular o peso, até porque o peso certo para biceps, por exemplo, pode não ser o mesmo que para os ombros ou costas ou qualquer outra parte do corpo. Espero ter ajudado! Beijinho!

    ResponderEliminar
  19. Como faço caminhadas todos os dias, nem penso em outro exercício físico. A menos que seja dança, mas para isso não preciso de equipamento. Desculpa não poder ajudar ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar