quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Matiné #5

Olá maltinha! Espero que estejam bem. Não sei se se nota por aqui, mas este último mês e qualquer coisa só me apetece ler livros e ver filmes sobre adolescentes, o que tem algo que se lhe diga. E é exatamente de filmes que vos falo hoje, quatro deles sobre adolescentes, dois ótimos e dois menos bons.

Curiosamente, este primeiro filme é excelente mas não tem nadinha a ver com o que eu tenho estado a dizer. Prontos para saber qual é?


A Mulher de Ouro é um filme baseado em factos veridicos sobre uma mulher, judia austríaca 'exilada' nos Estados Unidos que decide recuperar um quadro da sua tia, roubado à família pelos Nazis. Para isso, ela recruta um jovem advogado americano com raízes semelhantes às suas, e nós vemos a sua jornada.
É um excelente filme, com uma vertente histórica muito forte, que me agrada, mas com um belo sentido de humor também, que aligeira um assunto que de outra forma seria extremamente sério e pesado.
Ajuda imenso que os cenários, atuais e reconstituídos, são lindissimos, e que o elenco é verdadeiramente de luxo.
Um filme para ver e rever, mas se o fizerem em casa vão precisar de legendas, que grande parte dele é num alemão algo corrido.



Eu vi o trailer de The Duff no YouTube já há algum tempo e chamou-me a atenção, parcialmente pela história e parcialmente porque os atores principais são quase todos atores de séries que eu costumava ver (todas canceladas por sinal...enfim). Para que saibam, já vi este filme duas vezes...em dois dias seguidos. Não sei o que isso diz sobre mim.
Basicamente é uma comédia-meia-romântica para adolescentes que podia passar no Disney Channel, como muitas das que eu gosto de ver. A história revolve em volta de uma rapariga que tem amigas algo populares mas é mais marrona. Um dia, o vizinho popular dela diz-lhe que ela é 'a amiga feia' do grupo e pronto, a miúda entra numa missão para deixar de ser e conquistar o rapaz de quem gosta. Exceto que as coisas não correm como é suposto, claro.
Eu gostei do filme. Por algum milagre até me conseguiu fazer rir, mais pela quimica entre os atores (principais) do que pelos momentos de humor meio forçados que eles metem lá no meio. Outra coisa que me irritou um pouco foi eles forçarem muito referências a redes sociais e isso, mas tudo bem, também não ocupa muito do filme. De resto é previsivel, e dá vontade de dar um murro à miúda por passar 1h e tal sem ver o que está mesmo à frente dela, mas isso é o normal nestes filmes, e ver as pessoas a apaixonarem-se e isso é sempre fofo. =)
Entretanto, soube que este filme foi baseado num livro, e que são bastante diferentes... por isso não resisti a ler. Se perceberem inglês podem ver o que achei AQUI. Se houver muito interesse também posso fazer um post xD


Acho que dá para perceber que andei numa de filmes adolescentes, ha? Estive quase para voltar a ver alguns clássicos do Disney Channel, mas acabei a ver este The First Time e não gostei nada.
A verdade é que supostamente os atores até namoraram na vida real, mas não senti assim grande quimica e pronto, eu percebo que é essa a ideia mas o filme é tão constrangedor que nem me deu vontade de rir, nem emocionou... nada! Mas pronto, talvez ele tenha sofrido com o facto de eu ter visto o mesmo filme obssessivamente dois dias seguidos... ou simplesmente não se insere no meu sentido de humor, quem sabe?


Eu estive para não ver Insurgente porque tanto este como o primeiro são tão diferentes dos livros que quase nem parece a mesma história, e confesso que cheguei a pensar em desistir a meio do filme por essa mesma razão. Mas a verdade é que, de certa forma, a maneira como eles lidaram com a história nos filmes chega a fazer mais sentido do que nos livros.
Eu não vou contar nada sobre o enredo, porque isso daria spoilers dos livros e de ambos os filmes, mas a verdade é que as mudanças que eles fizeram são cruciais e apesar de eu achar que o filme tem tecnologia e ação a mais, nalguns casos dão consistência a uma história que é originalmente pouco consistente. No entanto, estou  feliz por eles terem mantido algumas das cenas chave e das que eu mais gosto deste livro, nomeadamente o papel do Peter.
Fiquei curiosa para ver como eles vão desenrolar o novelo que é Convergente, porque essa história estava bem mal contada!


Eu vou ser sincera - o facto de Juno ter sido algures no tempo o meu filme favorito (apesar de só o ter visto umas três vezes ao todo) faz-me sentir velha. Mas poh,eu acho que este filme marcou todas as miúdas que tinham 15/16/17 anos em 2007... e a verdade é que ainda me fez rir e ficar com os olhos a picar tal como na altura.
Pessoalmente, é um filme que fiquei muito feliz por ter reencontrado, e sinceramente que acho que todos vocês que se calhar eram muito novos na altura para ter apanhado a fama deste filme o deviam ver.


E pronto, foram estes os úlrimos que eu vi, e desconfio que vocês já viram também, por isso bora lá partilhar opiniões!

Tenho também a dizer que a próxima fornada vai ser com certeza mais séria a sombria, por isso preparem-se!

xoxo

18 comentários:

  1. fiquei curiosa c o primeiro!
    qt ao juno eu acho q devo ser a unica pessoa a odiar o filme lool
    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Honestamente, nunca vi nenhum! Mas queria imenso ver o primeiro! Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt | facebook | diário viajante blog

    ResponderEliminar
  3. Eu amo Juno, acho incrível!
    Tudo no seu blog é realmente lindo. O layout, posts, imagens...perfeito, parabéns!
    Já estou te seguindo!
    Dá uma passada lá no meu blog quando puder, está rolando um sorteio maraaa de duas semi jóias da Brilho Magia. Você não pode ficar de fora! 
    Beijão!
    http://makedamotociclista.blogspot.com.br
    Meu Twitter: @cat_343
    Meu Insta: tamiya343

    ResponderEliminar
  4. Depois de dizeres que já devíamos ter visto estes filmes até me sinto mal porque não vi absolutamente nenhum ahaha! Tenho imensa curiosidade em ver o Mulher de Ouro, o resto parece filme de sábado à tarde para ver quando estou aborrecida.

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  5. Já vi o insurgente, e tal como o livro adorei!
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderEliminar
  6. Txi o Juno, realmente já foi à imenso tempo! Eu também o adorei, tenho que rever.
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Excelentes sugestões :)
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu gostava de ver o primeiro filme! :) O último confesso que me desperta alguma curiosidade também. Quanto ao "Insurgente", tu já sabes a minha opinião! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Muitos filmes que andas a ver!!! desses não vi nenhum.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Muitos filmes que andas a ver!!! desses não vi nenhum.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Tenho muita curiosidade em ver o primeiro :)

    Giveaway - www.mykindofjoy.com

    ResponderEliminar
  12. A trilogia do Insurgente é simplesmente tão diferente dos livros que me faz alguma impressão! Ando para ver o The Duff, mas ainda não arranjei tempo! E quanto ao Juno... Bem devo ter visto esse filme na escola umas 4 ou 5 vezes devido ao programa de educação sexual! Basicamente, não o quero ver mais, já chega!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Eu adorei os livros da trilogia do Insurgent.

    www.nissimendes.ch

    ResponderEliminar
  14. Já vi na minha adolescência o filme Juno e já nem me recordo muito bem dem. Nunca vi The first time mas, será o próximo, estou curiosa até.

    ResponderEliminar
  15. O The Duff é um filme fofinho :p Já vi o Juno à tanto tempo, que já nem me lembro como acaba xD

    Beijinhos

    ResponderEliminar