quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Matiné #9

Olá maltinha. Espero que estejam bem. Hoje falo-vos de filmes, algo que não fazia há algum tempo, isto potque não tenho visto assim tantos - nãoencontro os que quero realmente ver - e porque alguns dos que vejo não me impressionam de todo.

No domingo são os Óscares, o que faz deste post bastante oportuno, mas se estão à espera de um guia, esqueçam, porque eu este ano não me senti de todo atraída pela maioria das escolhas da Academia.


Eu queria ver The Danish Girl por razões óbvias: é o Eddie Redmayne... a fazer de mulher. A verdade é que não gostei muito do filme.
Para quem não sabe, The Danish Girl é a história de Lili Elbe, uma pintora dinamarquesa que se tornou das primeiras transsexuais conhecidas nos anos 30, e foi também das primeiras a completar a transformação, antes de acabar por morrer, mas também da mulher com quem se casou enquanto homem e que a acompanhou até morrer.
Agora, chamem-me preconceituosa, mas achei o filme um pouco desconfortável de ver, para além de um pouco parado. Não vou dizer que não está bem feito, e se calhar para outra pessoa é um excelente filme, mas não me cativou. Na verdade, até me senti bem mais ligada a Gerda, a mulher que acompanha Lili, do que à própria.
Além disso, e tendo em conta que li esta história há alguns meses quando comecei a ouvir falar do filme, achei que alteraram bastante, mas não posso dizer mais porque são spoilers e dos grandes.
Enfim, talvez seja de mim, mas não voltaria a ver.


The Experimenter é mais uma história real, esta passada nos anos 60 e 70. Segue Stanley Milgram e os seus polémicos estudos sobre a obediência. nos quais ele  fazia crer a pessoa que estavam a dar choques elétricos a desconhecidos de modo a testar a eficácia do castigo como método de ensino.
O filme tem um formato interessante, porque é narrado como se fosse o próprio Milgram a reviver a sua própria história, o que o torna diferente e algo teatral. Essa forma de contar a história foi bem escolhida, porque de outra forma o filme torna-se um pouco monótono.
Eu confesso que, mais uma vez, o que me cativou  realmente foi o estudo em si e as suas conclusões, e não tanto a vida de Milgram.
É um filme interessante para quem, como eu, se interessa por sociologia e por esre tipo de estudos em  particularm mas não é um grande meio de entretenimento.


Confesso que nunca percebi o encanto de O Principezinho. Sim, claro que tive uma cópia quando era pequena e que a li, mas a história nunca me tocou a sério.
No entanto, esta adaptação, com um formato de 'história dentro de história' cativou-me, especialmente porque o narrador tem a voz do Grande Smurf na versão portuguesa, e a animação em si é bastante alegre e expressiva.
Esta é definitivamente uma versão diferente da história, modernizada, contada do ponto de vista de uma criança que a lê nos dias de hoje, e eu achei a ideia girissima, até porque se mantem fiel ao 'essencial' do livro, narrando toda a história, pelo que me lembro.
Depois a história introduz uma segunda parte - o original não é assim tão longo, se bem me lembro - e por momentos pensei que eles teriam estragado uma coisa boa, mas depois percebi  que esta adição não foi só para encher espaço, mas também para tornar a mensagem mais clara e ligar definitivamente ambas as histórias iniciais.
Para mim, no entanto, o ponto alto é a animação, que é feita num estilo moderno para a história principal mas é  baseada nos desenhos originais para as partes do livro. É como ver o livro ganhar vida, o que é fascinante. Além disso, adorei quando ambas convergiram no fim.
É um filme bonito e divertido, que vale a pena ver em qualquer idade, mesmo não sendo fã do livro.


Já ouvia falar - e bem - do Inside Out há imenso tempo, mas a verdade é que nunca tinha visto sequer um trailer. No entanto, surgiu a oportunidade e lá fui ver.
Infelizmente, o progrma que estava a usar deu-me alguns problemas, por isso não consegui ver o filme em todo o seu esplendor, mas do que vi, eu gostei.
Para quem não saiba, esta animação da Pixar segue uma menina pré-adolescente e aquilo que vai dentro dela, dando cara e personalidade às suas emoções. O mundo criado é girissimo, super completo, com tudo super bem pensado. A animação é excelente, cheia de cor e movimento. Os personagens são um espanto, embora eu deva ser das poucas pessoas que não se 'apaixonou' pela Tristeza. Na verdade, eu adorei mesmo foi a Alegria, a Raiva e o Medo. xD
Para além de ser um conceito super original, adorei a mensagem, que é um retrato perfeito da idade do armário, e por isso recomendo aos miúdos, mas também, talvez até sobretudo, aos graúdos!!!


O Quarto é  um dos filmes nomeados para os Óscares e um dos poucos que me chamou realmente a atenção. É baseado num livro com o mesmo nome, que conta a história de um menino de cinco anos e da sua mãe, ambos presos num 'quarto' por um homem que raptou a rapariga, Joy, na sua adolescência.
A história é-nos contada pelo ponto de vista do menino, Jack, e começa basicamente com o seu quinto aniversário, que vem mudar por completo a vida dos dois.
Eu adorei o filme, adorei a expressividade do menino e a vivacidade que a perspetiva dele e a maneira como ele vê e depois mais tarde descobre, o mundo dá à história.
Tenho a dizer que esta não é uma história real, e isso nota-se um pouco pela forma como as coisas se resolvem com bastante facilidade. mas é a minha única queixa.
Pessoalmente, mesmo sem ter visto as outras atuações, não dava o Óscar à Brie Larsson, mas isso são opiniões, I guess.

Espero que tenham gostado deste post,  e que vos tenha dado ideias de filmes para ver, se não o tiverem feito ainda. Se já viram estes filmes, não se esqueçam de me dizer o que pensaram!

xoxo

14 comentários:

  1. opá o inside-out é o melhor filme que já nos ultimos tempos. eu sou doida pela disney e pela pixar e a-d-o-r-e-i esse!

    os outros não vi, gostava de ter tempo para ver mais filmes mas a minha vida agitada não me permite :(

    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Ainda não vi a maioria dos filmes que referiste! O inside out foi super divertido se ver, adorei a história :)
    Beijinho

    goldentouch-byandreiaguerreiro.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu ando curiosa com o Inside Out, mas ainda não tive grande tempo para ver.
    queria tanto ver os Oscars em primeira mão no dia 28, mas acho que vou ter de esperar pelas gravações automáticas e ver no dia 29 ahahaha

    ResponderEliminar
  4. quero muito ver o inside out e o room mas epa adorei o danish girl :P mas quero ler o livro!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Quero imenso ver Room
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Também não gostei muito do filme " A rapariga Dinamarquesa".. esperava muito mais com o elenco que teve! Na mesma penso que o Redmaine merece um oscar com a sua actuação :) Gostei muito da organização do teu blog! Seguii

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Quero imenso ver o de the Danish Girl; mas agora até fiquei com medo que seja assim tão parado!! O Inside out é realmente um óptimo filme, adorei vê-lo! Também me tinham falado do Quarto dos filmes para ver.

    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Não assisti nenhum, mas ando ansiosa pra assistir este inspirado no livro "O pequeno Principe"

    http://a-cacheada.blogspot.com.br/2016/02/wishlist-shein.html

    ResponderEliminar
  9. Elaaah, a sério?1 Bem, fico super contente :D

    Ja li maravilhas do InsideOut :D

    NEW REVIEW POST | Créme de Rosto Benamôr
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  10. O 'Room? é um grande filme, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  11. Eu quero muito ver o Divertida-Mente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Há aqui alguns filmes que tenho curiosidade em ver... Vamos lá ver :P

    Beijinhos,
    Joana Freitas

    ResponderEliminar