quinta-feira, 7 de junho de 2012

Leituras: Divergente

Estou apaixonada por uma personagem ficticia. Isto não é bom, nada bom. Acho que foi ele que me fez ficar presa a este livro durante dois dias quase sem pausas. A última vez que isto aconteceu foi com The Secret Circle, e eu não acho que tenha sido por acaso. Eu depois explico, acho.
Ou se calhar explico já...este livro para mim é o que eu imagino seria um cruzamento entre The Hunger Games e The Secret Circle. Por um lado tem o mesmo estilo de premissas  do primeiro, mas eu acho que, apesar de nunca ter lido THG, a construção da história, as personagens e o estilo de escrita da autora é mais parecido com o  segundo.

Divergente é um livro de Veronica Roth, lançado o ano passado, e o primeiro de uma trilogia, cujo segundo livro, Insurgente saiu este ano. Eu decidi ler este livro porque o vi  em destaque na Fnac e pouco tempo antes tinha visto um video sobre ele e pronto, despertou-me a atenção. Eu estou a ler a coleção em inglês e honestamente não o faria de outra forma, porque há coisas que ditas em português soariam simplesmente ridiculas.

Tal como THG, este livro passa-se no futuro, em Chicago, penso eu. Houve uma guerra, e a cidade dividiu-se em 5 fações de acordo com o traço de personalidade que cada uma mais valoriza. Aos 16 anos, as crianças fazem um teste de aptidão e depois têm de escolher uma fação. É esta a premissa. Nós seguimos uma rapariga, Beatrice e o seu percurso. Eu não queria contar mais da história, mas há romance, e eu bem que a entendo, porque desconfio que logo à noite vou sonhar com ele (com a cara do Alex Pettyfer, se lerem este livro e tiverem visto "Sou o Número Quatro" provavelmente será claro para vocês porquê).

É muito dificil parar de ler, eu achei. Ao contrário do que eu penso que acontece em THG, a ação neste livro é mais, calma digamos, é mais feita de pequenos atos, e ela constroi muito a tensão e a ação aos poucos, tal como acontecia em TSC, e isso prende-me porque a certa altura eu começo a ter sintomas fisicos...eu estive para chorar a certas alturas, eu passei quase as emoções todas que ela passa. E quando há ação, há mesmo, quase forte, mas mais implicita que outra coisa, no entanto, mais forte do que a classificação infanto-juvenil dele implicaria. Por outro lado, também há momentos mega fofos e ternurentos, de tal modo que me dá vontade de ler tudo de novo só para voltar a esses momentos com mais calma, e imaginá-los como deve ser, quase como um filme, e memorizá-los até. E acho que também é por isso que é dificil não nos apegar-mos aos personagens, para bem ou mal. Eu fiquei tão embrenhada que até comecei a ouvir uma banda sonora para os livros na minha cabeça ("Out Alive", do Kris Allen, uma música linda, que eu acho mesmo apropriada)

Não gostei muito de certas partes, sobretudo o final, digamos que parecia aquela novela da TVI em que há um serial killer...morre alguém de quem eu gostava muito, e a certa altura tive medo que não acabasse bem, embora eu soubesse bem  que acabava bem LOL

Dizem que vai haver um filme, da mesma produtora dos filmes do Twilight...não sei se gosto da ideia, a não ser que eles convidem o Alex haha.

Eu aconselho o livro vivamente, sobretudo para quem devorou The Secret Circle ou The Hunger Games. Mas a escolha, claro, é vossa. Se lerem depois digam-me o que acharam!

Eu depois devo falar de Insurgente, mas não quero começar a ler antes de começar a estudar Economia, ou se calhar antes do exame de todo, por isso deve demorar.

xoxo

3 comentários: