sábado, 8 de junho de 2013

Leituras: Romance, Comédia e Mistério

Boa tarde...ou boa noite, ainda não sei, da maneira que este post vai demorar, é bem capaz de ser mais noite. O post de hoje vai ser daqueles que começam longos, longos continuam, e só não acabam longos.

Eu hoje venho falar-vos dos ultimo livros que tive a oportunidade de ler através do Netgalley, e depois dar-vos uma preview dos próximos. E bem, vocês já sabem como estes posts são, 3 ou 4 livros, descrições compridas...uma festa! Às vezes pergunto-me como alguma vez quis ser tradutora, tendo  o trabalho que estes posts dão...

Anyway, estes livros são um pouco mais leves e normais que o habitual. São sobretudo histórias de amor, uma com mistério e pronto. Da próxima, como vão ver no fim, voltamos a coisas mais mágicas e interessantes.

Mas por agora...
"Buyer, Beware" é o nosso tipo de livro. É uma história de mistério, com um tom de comédia, passada no mundo da moda. Se não me engano é um livro de uma editora indie, e a sequela de "Designer Dirty Laundry", fazendo dele o segundo livro na série Style & Error, que segue a história de Samantha Kidd que deixou o seu trabalho como "compradora de sapatos" (entenda-se, escolhia os sapatos que são vendidos numa loja) em Nova Iorque para voltar para a sua cidade natal, Ribbon, na Pensilvânia para encontrar a sua verdadeira paixão, mas desde então não consegue evitar ver-se envolvida em homicidios relacionados com o mundo da moda.
O livro é narrado pela Samantha, na primeira pessoa e tem uma atmosfera muito engraçada.  Também tem uma espécie de triângulo amoroso, mas é um pouco estranho, sobretudo para o fim, por causa da forma como acaba. O mistério é bem, um mistério, com todas as suas reviravoltas, e um pouco de humor pelo meio, mas acaba por ficar mais intenso para o fim, tirando que fica de tal maneira que anda umas 50 páginas em reviravoltas e depois o fim é revelado super rápido, e pelo menos eu achei, fica mal explicado (embora possa ter a ver com o final em si, seria estranho dar os detalhes todos no último capítulo, que funciona um pouco como um epilogo)
Resumindo, eu gostei deste livro, mesmo se tive de o ler depressa, o que não me incomodou, porque era o que eu queria de qualquer dos modos. Não fez grande diferença ser uma sequela, porque os eventos anteriores são vagamente explicados, e não são muito relevantes. Gostava de ver um terceiro livro, por causa do triangulo, mas também para ver se a Samantha tem sucesso no que a levou de volta a casa em primeiro lugar.

Este livro já está à venda, se estiverem interessadas.
Eu devo confessar que antes de começar a ler este livro estava com dúvidas, porque como de costume escolhi um livro que está mesmo no fim de uma série que não tinha lido antes. Mas acaba por não ser um problema, porque apesar de ser o último livro da premiada série Slammed, "This Girl" traz-nos de volta ao início e conta-nos os pontos altos da série, com uma nova perspetiva.
Layken e Will, o par protagonista desta série, estão casados de fresco, mas durante a lua-de-mel Layken quer conhecer melhor o seu marido, por isso pede-lhe que lhe conte como experienciou os dois anos anteriores, e ele claro, faz isso mesmo.
O livro é obviamente escrito da perspetiva de Will, na primeira pessoa, o que é divertido, porque estes livros nunca mostram a perspetiva do rapaz, muito menos só a dele. Mas é irritante, porque a narração de um rapaz é sempre menos descriptiva, e portanto eu mal sei como as pessoas ou  os  cenários são. Anda sempre as memórias de Will e as reações de Layken no presente, mas tirando o facto de os segmentos serem separados, a história é bastante fluida.
Não é de todo um livro pesado porque sabemos desde o início que tem um final feliz, embora a história seja composta, penso eu que pelo primeiro livro, talvez o início do segundo, que devem ter sido os tempos mais difíceis. Ele passa imensa coisa à frente, passando desse ponto para o presente e depois o futuro. Mas o epilogo e o poema final dão um toque especial.
É um livro bastante maduro, porque estes personagens passam por coisas bastante sérias, mas depois, e apesar de ter algumas implicações sexuais de refrescante bom gosto, é também bastante inocente, porque eles são bastante novos e estão a enfrentar muitas situações pela primeira vez, e agem bastante como adolescentes hormonais.
Eu adorei este livro. Li-o aos bocados em pouco mais de um fim-de-semana, o que para mim é rapido, sobretudo porque estava a estudar para os exames, e estive bastante fora. Adorei ver que era contado de um ponto feliz da história, e que acaba como acaba, porque estes livros costumam acabar muito mais cedo na história. Acho que teria gostado que o livro fosse um pouco mais longe, porque fiquei triste quando acabou, e havia cenas que gostava de ter lido e não estão nele. Vai ser estranho, mas acho que vou ter de voltar atrás e ler a série toda para isso, então. E se o fizer depois conto tudo. =)

O livro chega às lojas em Agosto.

"Skinny Bitch in  Love" é, penso, o único livro de ficção na série Skinny Bitch, que é composta por livros sobre comida e estilo de vida saudável.
Conta-nos a história de Clementine Cooper, uma mulher nos 20 e tal anos, criada numa quinta no Norte da California, e agora uma chef Vegan e defensora do estilo de vida. Clementine é sobotada na sua grande oportunidade e acaba despedida em vez de promovida no grande restaurante Vegan onde trabalha. E para piorar as coisas, um bilionário decidiu abrir um restaurante de bifes mesmo em frente à casa dela, no espaço onde ela sonhava abrir o seu próprio restaurante.
O livro vai contar como ela vai dar a volta por cima ao mesmo tempo que se apaixona, lida com os problemas dos amigos e tudo isso. A história é contada pela própria Clementine, que tem uma narrativa muito rica e viva, e também engraçada e por vezes colorida.
Eu li este livro num instante. Foi engraçado, e interessante, e fiquei com vontade de experimentar as especialidades de Clem aqui e ali, mas não o achei por aí além tocante ou inesquecível. E aquele fim abrupto? Nada fixe.
Eu voltava a pegar nele num expositor de desconto ou assim, para uma leitura leve de Verão, mas não me parece que vá ser o livro preferido de muita gente.

Este livro está à venda desde o início da semana.
Lembram-se que eu pensava que tinha devorado aquele livro num fim-de.semana? Bem, este foi-se num dia e umas horas e tenho a certeza que não fiz nem lhe vou fazer justiça.
"The Courage To Say Yes" é um curto drama romântico. Não acho que seja muito original, pelo menos não tanto na sua história como nos seus personagens, esses sim, bastante especiais. Esta é uma história sobre voltar a acreditar em si mesma, e abrir-se para os outros, e nisso é bastante especial.
Abby é uma mulher nos seus 20 e tal, que está a tentar reconstruir a sua vida, depois de dar o primeiro passo para deixar uma relação violenta. Hunter é um fotografo, um observador que não se involve. Até que se involve. As suas vidas cruzam-se e envolvem-se muito depressa, e vemo-los abrirem-se enquanto enfrentam os seus problemas e se aproximam.
Eu admito, isto não era o que eu estava à espera. Tudo bem, já tinha lido o resumo há um tempo, mas não estava à espera de uma história tão tocante, em todos os sentidos. É bastante previsivel, para ser sincera, mas depois dá uma enorme reviravolta para trás e bem...é frustrante, sobretudo  por acontecer quando acontece. Penso que o que me incomoda é ser tão abrupto, porque tudo o resto no livro pareceu gradual, e quase implicito, o que é parte do charme do livro. (O resto terá também a ver com o facto de que corações moles como eu gostam de finais felizes de uma vez, e não reviravoltas de última hora).

Não sei bem o que pensar sobre este. Eu gosto dos personagens, mas talvez por ter lido rápido, não me sinto muito ligada emocionalmente, e aquele final...No entanto, se ainda tiver tempo sou capaz de voltar atrás e reler as minhas partes preferidas. E eu acho que os corações de manteiga devem gostar.

Este livro sai em Agosto.

E pronto, querem saber o que vou ler a seguir?
Ink, um romance sobrenatural passado no Japão com uma capa linda e que promete tomar o mundo de assalto a partir de 25 de Junho.
Forever, Interrupted, uma história trágica de amor amizade que chega às lojas no início de Julho.
E finalmente Red Rising, um dos mais originais romances distópicos de que tenho ouvido falar ultimamente, e que espero, se as minhas expetativas se confirmarem, que seja um dos livros de 2014. Sim, do ano que vem e eu vou ler no mês que vem! =D

Entusiasmadas? Eu estou! Bom domingo!

xoxo



2 comentários:

  1. O que mais me salta à vista, e que de certeza que irei ler, é o Skinny Bitch!
    De resto, não sou grande fã de livros de séries nem de mistérios.

    http://imperfectm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. De todos acho que o primeiro me iria interessar :) beijinhos

    ResponderEliminar