quinta-feira, 17 de abril de 2014

Leitura Recomendada: "Heroína" de Helena Duque (Chiado Editora)

Olá! Espero que estejam bem. Como já devem ter percebido, eu sou uma leitora ávida, e como já devem ter reparado também, posso não ser das mais rápidas a ler, mas mesmo assim tenho quase todas as semanas um livro novo para vos apresentar.

Esta semana não trago nada que não conheçam. Eu já vos apresentei "Heroína", e até já sorteei uma cópia, mas só recentemente acabei de o ler, e por isso hoje vos dou a minha humilde opinião.
"Heroína", de Helena Duque (Chiado Editora, 2014) é um pequeno romance, relativamente curto, que se lê bem, apesar dos temas pesados.
Conta-nos a história de Maria Alice, uma jovem que começa a refazer a sua vida, depois de um grande amor a ter atormentado e forçado a crescer durante o seu tempo como universitária.
Maria Alice tem uma vida estável, acaba de ficar noiva, mas a falta de emprego e uma oferta irrecusável atiram-na de novo para a teia de Ricardo,  o homem que a magoou no passado. Durante o livro, ficamos a conhecer bem a personagem e o que a levou até ali, para além dos acontecimentos do seu atribulado presente.


Gralhas à parte, que eu não vou censurar ninguém por as ter, tenho noção que editar os nossos textos não é fácil, este livro revela uma enorme maturidade, tanto na construção da história, como pelos temas e pelo estilo da escrita.
A história tem  um  bom ritmo, embora o enorme flashback no meio do livro me tenha aterrorizado um pouco a certa altura. A narração é expressiva de um  modo um pouco diferente ao que eu estou habituada, pela natureza depressiva da personagem, mas isso adiciona ao charme do livro. As descrições são apenas o suficiente para dar o cenário e a vida à história, sem tentarem pintar um quadro muito detalhado, que as tornaria enfadonhas.
Confesso é que não percebo qual é a destas miúdas com estes finais, mas é suficientemente realista, e dá uma finalização, se bem que dramática, à história.

Considero uma excelente obra de estreia, e recomendo a leitura (aliás, a minha mãe está neste momento a 'devorá-lo', penso eu)

Podem encontrar "Heroína" na Chiado Editora e na Wook.

E já que estamos a falar de livros...
Lembro-vos que o sorteio de aniversário do blog acaba este domingo, se não participaram ainda, agora é altura de participar|

xoxo

9 comentários:

  1. Confesso que não faz o meu género de livro, mas por ser escrito por quem foi, já lia! :D

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. <3 Há que apoiar os escritores recentes e ainda por cima portuguesa :3

    ResponderEliminar
  3. Caty, muito obrigada! :)

    Joana Ramos, obrigada por essa forma de pensar! A verdade é que existe muita qualidade portuguesa mal aproveitada. Ainda há muitos portugueses que acham que só é bom o que é estrangeiro. Espero que essa mentalidade mude :)

    Querida Teh Teh.
    as gralhas são horríveis! Estou tão deserta de as puder corrigir eheh Pode ser que possa fazê-lo num futuro breve :) Obrigada pela tua opinião, posso partilhá-la no meu blog? :D Mais uma coisa: o que têm o final?! Manda-me e-mail para falarmos disso, quero saber a tua opinião desse detalhe!

    Beijinhos xx
    www.helenaduque.com

    ResponderEliminar
  4. Já tinha ouvido falar no livro. Não sabia era a história, o assunto.. Parece interessante :)

    ResponderEliminar
  5. Como já comentei no blog da Helena, este não é o tipo de livros que costumo ler mas, ainda assim, já está na minha readlist. Assim que tiver a oportunidade vou lê-lo e partilhar a minha opinião também, claro :)

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. R: Muito bons :D

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não sou muito adepta de ler, mas era capaz de me aventurar na escrita da Helena! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. quero muito ler o da Helena :D
    bom fim de semana e uma boa pascoa :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Cada vez ando mais curiosa com esse livro =) Acho que há muito talento no nosso país. É pena é as pessoas não o saberem reconhecer. Eu por exemplo descubro autores portugueses na feira do livro! Eu gosto de me aventurar a ler livros de autores "desconhecidos" da maior parte das pessoas, pois são sempre uma surpresa muito agradável.

    Beijinhos

    ResponderEliminar