sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

TECH REVIEW ! Google Fit (Smartphone)

Olá maltinha! Espero que estejam bem. Hoje trago-vos um post que reúne tecnologia e fitness, duas das áreas que me têm dominado a mente nos tempos mais recentes, e que parecem interessar a algumas de vocês, que responderam positivamente a outros posts e até pediram mais.



No início do ano ocorreu-me começar a rastrear a minha atividade física. Não ao minuto, não muito minuciosamente, mas só para ter uma ideia. Depois de procurar a aplicação ideal, que fosse adequada ao tipo de exercício que faço e funcionasse apenas com smartphone, optei pelo Google  Fit, a aplicação de exercício gratuita da Google para dispositivos Android.


O Google Fit é uma app bastante abrangente, mas que pode ser bastante limitada - depende do ponto de vista. Ele dá informações sobre várias áreas e tipos de exercícios, mas na maior parte dos casos temos de o informar de que estamos ou vamos fazer algo, sobretudo se não estivermos a usar uma braçadeira ou smartwatch. Além disso, ele precisa de GPS e em muitos casos Wi-Fi para poder fazer um bom rastreamento.


 Mais do que isso, o que me irrita é que para ter resultados o mais corretos possível,  tenho de ativar o Modo de Precisão, que não só gasta mais bateria, como não se mantém ativado, fazendo com que perca a eficácia se me esquecer de o ativar.


Uma coisa que eu notei e que me agradou, no entanto, é que ele guarda informações de caminhadas automaticamente, sem precisar de internet, desde que eu ande com o telemóvel, mesmo estando no bolso ou mala. No entanto, acho que não reconhece mais nenhum tipo de atividade automaticamente, o que é pena, e não sei se é capaz de contar repetições com o telemóvel - usando uma braçadeira, por exemplo - pois com um Android Wear ele tem essa capacidade.


Em relação à informação que dá, ele é bastante completo, registando passos, distância, tempo de atividade e uma estimativa das calorias queimadas durante o exercício e depois, em descanso. A informação é dada em diagramas e gráficos, que podem ser apresentados por dia, semana ou mês. O mesmo acontece para o peso, embora este tenha de ser inserido, e apenas inclua as variáveis mais básicas.


Para além de registar a vossa atividade em  tempo real, podem também inserir os dados manualmente se os tiverem, caso não tenham podido usar a aplicação. Podem também sincronizar o Google Fit com algumas outras aplicações, mas eu confesso que não o fiz. Isto é permitido  pelo facto de o Fit ligar à vossa conta do Google, o que também vos permite guardar as informações na vossa conta e partilhar.


Este é o aspeto que a aplicação tem quando está prestes a rastrear uma atividade. Durante a atividade ela vai  mostrando os dados em tempo real, para além de um  botão para parar e outro para finalizar a atividade. Podem ainda bloquear o telemóvel diretamente da app ou usá-lo normalmente enquanto rastreiam para ouvir música, tirar fotos etc.


Aqui têm uma vista da lista de atividades, que é bastante completa - algumas delas eu nem conhecia. Infelizmente a tradução para o português deixa a desejar, e há várias com o mesmo nome. Tenho também pena que elas sejam todas rastreadas mais ou menos da mesma forma, tendo em conta que as mesmas informações não são relevantes para todas as atividades.


Ele deixa-vos ainda escolher 4 atividades favoritas para acesso fácil, mas na verdade não acho que faça uma grande diferença, e o facto de serem apenas 4 limita bastante.


Aqui e na imagem seguinte podem ver as informações de um passeio/caminhada. Apesar de não ser um pedómetro, este é o tipo de exercício em que a aplicação é mais útil, porque dá imensa informarão e bastante completa. Pessoalmente, gosto bastante desta funcionalidade.


Resumindo, eu adoro o Google Fit, e acho uma aplicação perfeita para quem faz exercício que não é só correr ou só levantar pesos. No entanto, podia ter ainda mais funcionalidades, na minha opinião - o que não quer dizer que não é a melhor dentro do género.

Eu estou a testar outra aplicação deste tipo, e tenho também uma braçadeira que tenho estado a usar, por isso penso que teremos mais posts deste tipo no futuro, se vocês gostarem deste. Além disso, se conseguir adquirir um smartwatch, irei com certeza comparar a experiência.

Ah, e o meu  Idol 3 está quase a fazer 6 meses, por isso posso fazer um update, se quiserem!

Resumindo, deixem um comentário se gostaram e se querem ver mais posts de fitness e tecnologia!

xoxo

22 comentários:

  1. Parece uma aplicação muito interessante :O
    Gostei do teu post, super completo!
    Beijinhos,

    http://chocopink89.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Todos os produtos têm um lado positivo e outro negativo, gosto muito de ler as tuas reviews porque és sincera e gosto disso :D

    ~ Carla'C

    Coisinhas da Carla'C
    Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Por acaso este assunto até me interessa um bocadinho para o muito =P!

    E muito obrigada por este post que está super completo e TOP!

    Beijocas,
    Joana*

    ResponderEliminar
  4. Eu já tentei utilizar este tipo de aplicação, mas acabou por ser um falhanço. Acabo por nunca levar muito a sério e pouco usar.
    No entanto, gostei bastante da tua review. Está super completa :)

    Beijinho
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  5. Pois x)

    Ohn senhores. Isto hoje em dia há apps para tudo :o

    NEW FASHION POST | Dolce & Gabbana Spring/Summer 16’ Fashion Show
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Realmente é pena ele não ter as sugestões que apontaste, pois tirando isso parece ser uma app perfeita!

    ResponderEliminar
  7. Parece bastante útil! Por acaso não conhecia!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Adorei , quero ver mais posts destes e acabei agora de instalar essa aplicação! Obrigada pela partilha!
    :D
    beijoca e Bom Fim de semana Teh!
    http://mustbepink.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia a aplicação,mas parece-me bastante interessante!
    Beijinhos,

    http://try-to-be-a-rainbow-in-someones-cloud.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia, mas achei muito interessante :D
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  11. Já tive vontade de trabalhar com este tipo de aplicações, mas achei sempre que sem smartwatch eram pouco precisas, pelo que descartei-me delas. Mas no fundo, também nunca fui de contar calorias. Nem das que ingiro, nem das que gasto x)

    Beijinhos!

    Carolina | [en] joy. by C.

    ResponderEliminar
  12. Parece ser bastante útil não conhecia.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Eu sou muito preguiçosa para exercício! não conhecia

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Eu sou muito preguiçosa para exercício! não conhecia

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Adoro esse tipo de apps, parecem ser super úteis para quem faz exercício. Não é o meu caso, infelizmente. Ando muito preguiçosa xD

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Wow! Não conhecia a app! Parece ser mesmo muito boa!!
    Beijinhos :*
    Elefante Mágico

    ResponderEliminar
  17. Tenho de arranjar uma aplicação destas para o meu telefone :D

    ResponderEliminar
  18. Finalmente uma boa app! Andei imenso tempo à procura e desconhecia essa que parece ser bem boa.

    Beijinhos,
    Adriana,
    fe-mininices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Heyyyy! Obrigada pelas tuas palavras de boas vindas, é sempre bom :D
    Não conhecia a app, mas parece-me bem porreirinha! Já cheguei a instalar algumas mas nenhuma que me agradasse completamente. Vou testar essa :)

    ResponderEliminar
  20. Quando eu tiver o meu telemovel arranjado quero isto!! :D

    ResponderEliminar