quinta-feira, 15 de maio de 2014

TECH: O meu tablet e eu

Boa tarde, espero que estejam bem. Hoje trago-vos mais uma vez um post sobre tecnologias, nomeadamente o último sobre o meu tablet.

Depois de vos ter falado dos acessórios que uso com ele e das aplicações, e de já o ter há cerca de meio ano, penso que é tempo de vos dar a minha opinião geral sobre 'o bicho'.

 Como penso que já estão 'carecas' - salvo seja - de saber, o meu tablet é um Samsung Galaxy Note 8, ou seja um dos topo de gama da marca, mais direcionado para o mundo do trabalho, com um ecrã de 8". Eu escolhi a versão 4G, que me permite usar um cartão de telemóvel e fazer dele um telefone, ou um com apenas o tarifário de internet de operadora, para que esteja disponível em qualquer lado, para além de ter acesso a wi-fi. Na altura, ele custou-me 499€, em promoção na Worten, mas depreendo que já tenha descido o preço, embora que eu saiba a Samsung não tenha modelo mais recente.
 Ele vinha, como podem ver, nesta caixa de cartão a imitar madeira, selado, com proteções frontais e traseiras, e obviamente sem bateria. Ele tem dois anos de garantia,  se não estou em erro, mas apenas trazia os acessórios básicos: manual de instruções, cabo de USB e alimentador para carregar. A primeira carga foi bastante rápida, pelo queconsegui perceber.
 Eu não vou entrar em muito grandes especificidades, porque não sou entendida, e se forem como eu, não vos interessa por aí além. Sendo ele 8" polegadas, um tamanho relativamente raro em tablets, ele é pouco maior que a minha mão,  e é confortável de pegar com apenas uma, mas não tem um ecrã super pequeno, como os 7" e mais pequenos, o que o torna ideal para ler, ver videos e trabalhar e também para levar na mala.
Ele tem uma das versões menos antigas do sistema Android, que não precisa de grandes apresentações, com o acréscimo de toneladas de aplicações da Samsung. Isto tem o problema de haver um monte delas repetidas, que não se pode apagar, e é chato, porque ele só tem 16gb, na verdade apenas 10gb estão diponiveis, e eu não tenho cartão de memória. No entanto, o sistema é eficaz, e bem interativo e fácil de usar, bem mais simples do que outros que eu vi.

Ele tem óbviamente um ecrã tátil, que eu  tenho a virar automáticamente e pode ser usado na vertical e horizontal, mas não é demasiado sensivel, nem a viragens nem ao toque, mas também não se tem de insistir muito com ele para que funcione. Apesar disso, em tempos mais recentes ele parece 'congelar' um pouco numa aplicação ou outra, mas poderá ser de o disco estar bastante cheio, ou mesmo bug das próprias aplicações, penso eu.

 Uma das minhas coisas preferidas nele é a camara: ele tem 5mp atrás e uma webcam frontal bastante mais fraca, mas útil apesar de tudo. Além disso, tem vários modos de captura, filtros, captura automática, zoomm, etc. Apesar de ter os mesmo 5mp, consigo notar uma enorme diferença em relação ao meu telemóvel na qualidade das fotos.
Finalmente, quanto à energia, que foi o meu maior receio inicialmente, eu devo dizer que ele aguenta uma carga, por norma, 2 dias, que deve rondar, em uso continuado, entre 6 e 10 horas, que se não me engano é o que ele promete. Eu tenho-o em moda de poupança de energia, mas com wi-fi sempre ligada e a liminosidade do ecrã bastante alta (que se calhar não precisava, porque ele é uma lanterna autêntica, mas quando já está a poupar bateria), como podem ver, por isso depreendo que esta seja uma boa duração para a bateria, tendo em conta que grande parte deste tempo esrou a ler.

Resumindo, sm, foi um enorme investimento, mas estou bastante satisfeita com o aparelho, e espero ainda ficar mais no futuro, quando viajar e começar a trabalhar e isso, portanto não me arrependo do investimento.

E vocês, têm tablets? Acreditam que vale a pena investir um pouco mais em tecnologia?

Contem-me tudo!

xoxo

7 comentários:

  1. Custa sempre investir o dinheiro mas vale muito a pena quando é tudo o que queremos e precisamos. Senti o mesmo quando comprei o meu computador. Era mesmo uma necessidade. Custou-me dar o dinheiro, sim custou. Mas não me arrependo de nenhum cêntimo!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Parece ter sido um óptimo investimento! E, certamente que ainda se vai aguentar muito tempo :)

    http://morningdreamsfree.blogspot.pt/

    Sofia Silva

    Beijos*

    ResponderEliminar
  3. também estou a pensar comprar 1 e queria um da samsung mas, este é muito caro. estive a ver no site da worten e está a 400€ mas, ainda é muito dinheiro.

    ResponderEliminar
  4. nunca pensei em ter um, por enquanto não vejo a utilidade de um tablet para mim! acho que por enquanto não preciso! ;)

    beijinhoss

    ResponderEliminar
  5. nao tenho nenhum mas queria mesmo comprar um mas acho que para agora nao e algo necessario
    bjinhu*

    ResponderEliminar
  6. Parece um bom investimento.
    Obrigada pelos teus comentários todos ;)
    Beijinhos
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho um iPad acho que já há cerca de três anos e estou super satisfeita, mas o teu também me parece uma ótima alternativa :)

    http://mykindofjoy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar